Nesta quinta-feira (27), Carlos Sainz levou a Williams ao topo no segundo dia de testes da pré-temporada, que está acontecendo em Sakhir, no Bahrein. O espanhol conseguiu desbancar o tempo marcado por Lewis Hamilton, da Ferrari, e com a marca de 1min29s348, ficou com a liderança dos testes. Além disso, o piloto da Williams foi o que mais andou em Sakhir, dando 127 voltas completas.
Resultados dos testes da pré-temporada
Logo em seguido dos dois, vem Charles Leclerc, que confirmou a tendência de uma Ferrari mais rápida para essa temporada. O monegasco não conseguiu superar a marca do companheiro britânico, mas ficou apenas 0s083 atrás do tempo que foi registrado por Carlos Sainz.
O brasileiro Gabriel Bortoleto foi o 15º colocado. Na quinta-feira, ele completou 80 voltas e teve a melhor volta em 1min31s057, 0s4 mais rápido que o seu companheiro de equipe Nico Hülkenberg.
Testes da Fórmula 1
A segunda turma assumiu o cockpit para as quatro horas finais de atividades no segundo dia da pré-temporada, com 16º C de temperatura ambiente, e o asfalto em 19º C, a umidade relativa do ar estava e 55% e uma probabilidade de chuva de 60%.
A Ferrari viu o Hamilton colocar a SF-25 no topo pela manhã, e na parte da tarde, foi a vez de Leclerc comandar as atividades. Na primeira tentativa de volta mais rápida, o piloto registrou um tempo de 1min30s993, porém, o desempenho do monegasco dava a sensação de que seria uma questão de tempo até as voltas melhores surgirem.
Depois de um tempo, Sainz pegou os setores 1 e 3 e conseguiu cravar 1min29s366, apenas 0s013 melhor que a volta que até então era do Hamilton. Leclerc foi melhorando e subiu para quinto, enquanto Norris, Bortoleto e Stroll eram os únicos que ainda estavam nos boxes.
Na Mercedes Antonelli aparecia em 12º, certamente em função da forte travada de rodas que deu ao perder o ponto de frenagem na curva 1.
Bortoleto acelerou e se colocou entre os carros da Haas, em 14º, ao virar 1min33s564, porém, com o pneu mais duro do que a usada pelo companheiro de equipe. Se desconsiderar as marcas da primeira sessão, as posições estavam da seguinte forma com 40 minutos de atividades: Sainz, Leclerc, Lawson, Doohan, Antonelli, Bortoleto, Bearman e Hadjar, e Stroll e Norris ainda não tinha volta computada.
Depois da primeira hora de testes, Leclerc subiu para terceiro no geral, agora a 0s052 do tempo de Lewis. Já Norris aparecia em 14º, e chamava atenção o MCL39 com uma tampa do motor mais compacta. O atual vice-campeão da F1 chegou a melhorar a própria marca nos setores 1 e 2, porém, voltou para os boxes antes de fechar a volta.
Por sua vez, o Bortoleto colocava a Sauber na cola do top-10 ao conseguir 1min31s057 com os pneus médios. E Sainz cada vez mais baixava o tempo nos setores 1 e 2, perdendo somente na parte final, estabelecendo 1min29s348 como a nova marca a ser batida.
Faltando 2 horas e 20 minutos para o final dos treinos, Sainz ainda sustentava a liderança, enquanto Leclerc perdia o controle na última curva da pista. A sorte era que a entrada dos boxes estava perto, e ele só precisou acertar o lado certo para recolher o carro. No combinando dos tempos, o monegasco ainda aparecia atrás de Hamilton, ocupando a terceira posição.
Lando Norris começou a protagonizar batalhas em pista com a McLaren. Na primeira, superou o brasileiro Gabriel Bortoleto. Logo depois, ultrapassou Charles Leclerc. Porém, o piloto inglês não se destacava na tabela dos tempos, ainda sem voltas rápidas e ocupando o 13º lugar.
A classificação dos testes somando as duas sessões foi: Sainz, Hamilton, Leclerc, Russell, Antonelli, Stroll, Lawson, Doohan, Gasly, Hadjar, Alonso, Tsunoda, Piastri, Norris, Bortoleto, Hülkenberg, Ocon, Bearman.