Santos é o time campeão com pior campanha do formato atual

Depois de garantir o acesso, Peixe foi pouco eficiente e perdeu seus dois últimos jogos da competição

Joao Pedro Santos Por Joao Pedro Santos
3 min de leitura
Foto destaque: jogadores do Santos comemorando o acesso com a torcida (reprodução/Instagram/@santosfc)

Depois de conquistar o título e o acesso à Série A com duas rodadas de antecedência, o Santos encerrou sua participação na Série B com derrotas nos dois últimos jogos, contra CRB e Sport. Esses resultados marcaram a campanha santista com uma peculiaridade: o Peixe se tornou o campeão com o menor número de pontos desde a adoção do formato atual da competição, em 2006.

A histórica pior marca

Com 68 pontos, o Santos superou a pior marca anterior, que pertencia ao Coritiba, campeão em 2007 com 69 pontos. Essas duas campanhas são as únicas na história da Série B em que os campeões terminaram a competição com menos de 70 pontos. Outros times que chegaram próximos dessa pontuação foram o Joinville, vencedor em 2014, e o Botafogo, que conquistou o título em 2020, ambos com exatamente 70 pontos.


jogadores do Santos
Jogadores do Santos comemorando o acesso com a torcida (foto: reprodução/Instagram/@santosfc)

Além disso, a pontuação do Santos quebrou outro recorde. A edição de 2023 registrou a menor diferença entre o campeão e o primeiro time fora do G-4. O Peixe somou apenas quatro pontos a mais que o Novorizontino, que terminou em quinto lugar com 64 pontos. Essa diferença mínima superou o recorde anterior, ocorrido em 2012, quando o Goiás, campeão com 78 pontos, ficou sete pontos à frente do São Caetano, quinto colocado com 71.

Por outro lado, a maior disparidade entre o campeão e o quinto lugar foi registrada em 2008. Naquela edição, o Corinthians conquistou o título somando impressionantes 85 pontos, 27 a mais que a Ponte Preta, que terminou fora do grupo de acesso, na quinta posição, com 58.

A campanha do campeão

A campanha do Santos em 2023 destaca a competitividade desta edição da Série B, que teve uma disputa acirrada até as rodadas finais. Mesmo assim, o título santista reafirma o objetivo principal, que era o retorno à Série A, e o favoritismo da equipe. Ainda que tenha registrado a menor pontuação entre os campeões do formato atual, o clube cumpriu sua meta, garantindo vaga na elite do futebol brasileiro e adicionando mais um troféu à sua galeria, mesmo sob circunstâncias atípicas.

Sair da versão mobile