São Paulo vai ao STJD solicitar a anulação da partida contra o Fluminense

No jogo do Maracanã lance capital que prejudicou o time paulista pode ir a julgamento

Beatriz Martins Por Beatriz Martins
3 min de leitura
Foto destaque: Jogadores de São Paulo e Fluminense respectivaamente Reprodução: Rubens Chiri/São Paulo FC / Marcelo Gonçalves / Fluminense FC)

Em partida válida pela 25ª rodada do campeonato brasileiro entre Fluminense e São Paulo, realizada no último domingo no estádio do Maracanã e terminou com a vitória por 2×0 para o time da casa que respirou um pouco mais aliviado fora da zona de rebaixamento do campeonato. Porém em um lance capital que revoltou o time paulista e pode gerar um pedido de anulação do jogo.

O primeiro gol marcado pelo atacante Kauã Elias após o árbitro da partida Paulo César Zanovelli da Silva dar a vantagem ao time carioca, pois havia marcado uma falta no início do lance de Calleri em Thiago Santos e sinalizou a continuidade sem apitar a bola ficou com o jogador Thiago Silva que olhou a sinalização do bandeirinha de falta abaixou e colocou a mão na bola.

A chamada do VAR

Pela regra, todo gol é checado pelo árbitro de vídeo (VAR), que tem todos os ângulos à sua disposição. Contudo o VAR Igor Junio Benevenuto chama Paulo César para rever o lance no monitor, como no campo ele não havia apitado a falta inicial e assim na sequência da  o jogador Thiago Silva põe a mão na bola seria uma nova falta e o gol consequentemente deveria ter sido anulado. 

Mas, com a revisão feita e as palavras ditas por Paulo César ditas a Igor confirmando que ele deu a vantagem e confirma como gol legal do Fluminense, o São Paulo com os seus  jogadores imediatamente começaram a reclamar e posteriormente através de seus dirigentes enviou um ofício à CBF a princípio sem questionar a anulação do jogo.


Audio do VAR (Reprodução/Youtube Jovem Pan)

O pedido de anulação

Com a divulgação feita na sexta-feira o time paulista pode entrar com um pedido no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para que o jogo seja cancelado, segundo o artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) há possibilidade de anulação se o árbitro deixar de exercer as regras do futebol. 

Agora o São Paulo analisa que é um bom caminho acionar o STJD já que considera um erro de direito. E o próprio código está dificultando o andamento do campeonato e consequentemente as decisões tomadas pelos homens do apito.