São Paulo vence Fortaleza no Castelão e alivia seu torcedor no campeonato

Tricolor paulista garante mais 3 pontos e supera clube que não derrotava há 5 anos; clube nordestino segue em situação delicada na tabela

03 out, 2025
Fortaleza teve dificuldades para se impor na partida | Reprodução/Rubens Chiri/Saopaulofc.net
Fortaleza teve dificuldades para se impor na partida | Reprodução/Rubens Chiri/Saopaulofc.net

A equipe do tricolor paulista veio a campo nesta quinta-feira (02), enfrentando um dos postulantes ao rebaixamento. Apesar da situação conturbada do Leão do Pici, o retrospecto do São Paulo não era dos melhores: 4 derrotas concecutivas, somando o Brasileirão com os jogos das quartas da Libertadores. Ademais, o Fortaleza ainda mantinha um tabu de 5 anos sem perder para o clube paulistano.

Diante de todo esse cenário, a vitória era crucial para recuperar a confiança do torcedor são-paulino, e se manter firme na luta por uma vaga no G6, na qual disputa principalmente com Fluminense (8º) e Bahia (6°).

VItória na raça

Antes mesmo da bola rolar, a situação já não era das melhores no clube, que veio a campo cheio de desfalques. No entanto, mesmo com essa desvantagem, o São Paulo rapidamente conseguiu chegar ao gol: Logo aos 10 minutos, Rigoni tabelou pela direita e mandou de presente para Tapia, abrindo o placar e deixando o torcedor no Castelão abismado.

Porém, a alegria durou pouco: Aos 22 minutos, o próprio Rigoni foi expulso, após fazer uma falta dura em Deyverson. Com um a mais, o Fortaleza teve mais espaço para reagir, e dominando mais a posse de bola. Ainda sim, o Leão não foi efetivo em conseguir transformar essa vantagem em perigo real, indo para o intervalo com o 1 a 0 no placar.


Melhores momentos da partida (Vídeo: reprodução/YouTube/ge tv)

Já na segunda etapa, Palermo mexeu no time e tentou intensificar a força ofensiva. Esse movimento gerou boas chances, como uma boa chance de Pochettino pela direita aos 18 minutos, que foi bem defendida pela zaga são-paulina, junto ao goleiro Rafael. Entretanto, com o passar do tempo, o time perdeu intensidade conforme não conseguia aproveitar as oportunidades.

Enquanto isso São Paulo, se garantindo na marcação ao longo da partida, seguia esperando o momento certo para matar o jogo — e assim veio aos 39 minutos: Enzo Diaz recebeu uma grande enfiada, venceu o goleiro adversário e entregou para Luciano cara a cara na rede, fechando a vitória fora de casa por 2 a 0, e levando os cearenses ao desespero.

Tabus quebrados

Com o triunfo, o tricolor paulista encerra um jejum de 5 anos sem vencer o Fortaleza. A última ocasião havia sido em 2020, quando os paulistanos venceram por 3 a 2, também jogando no Castelão.

Além disso, a sequência ruim na temporada também era um forte incômodo: Resultados ruins no Campeonato Brasileiro e uma eliminação amarga na Libertadores para a LDU, perdendo os dois jogos. O zagueiro Sabino discorreu em entrevista pós-jogo sobre o sentimento de voltar a vencer:

“Vitória muito importante, o contexto do jogo explica muito bem. O São Paulo é assim desde a chegada do Crespo, um São Paulo que luta, se entrega, e hoje foi a demonstração disso. As oportunidades que foram me dadas são fruto de um trabalho. Isso é a devolução do que entrego desde o ano passado.”

— Sabino


Sabino fala ao fim do jogo (Vídeo: reprodução/Instagram/@saopaulofc)

Agora, o São Paulo retorna a campo no próximo domingo (05), em clássico contra o Palmeiras no MorumBIS. O alviverde segue embalado com a disputa pela liderança do campeonato, assim sendo um motivo a mais de alerta para o elenco tricolor.

Mais notícias