Seleção Brasileira de Carlos Ancelotti segue roteiro da seleção de Tite de 2022, antes da Copa do Mundo
Ancelotti vive um roteiro muito parecido com o qual viveu o Tite; Seleção Brasileira tem muitas coincidências em relação a jogos, jogadores e lugares
Na próxima semana, a Seleção Brasileira masculina irá fazer seus últimos amistosos do ano de 2025. No sábado (15), o Brasil, comandado pelo treinador italiano Carlos Ancelotti, irá enfrentar Senegal no estádio Emirates Stadium, em Londres, Inglaterra. E, na terça-feira (18), jogará contra a Tunísia no estádio Decathlon Stadium, em Lille, na França.
No ano de 2022, a mesma Seleção Brasileira, então comandada por Tite, jogou os últimos amistosos pré-Copa do Mundo contra as seleções de Gana e Tunísia. Os dois amistosos contra as equipes africanas em 2022 ocorreram na França, mais uma coincidência da Seleção de Tite com a Seleção de Ancelotti hoje, já que o jogo contra a Tunísia vai ocorrer no país novamente.
E mais uma das coincidências é que, na lista de convocados de Carlos, temos alguns dos nomes que estavam na lista de Tite e jogaram o último jogo. Eles são: Danilo, Marquinhos, Casemiro, Lucas Paquetá, Rodrygo e Richarlison, que estiveram em campo naquela partida disputada em Paris e podem novamente estar em campo nessa partida do dia 18.
Coincidências entre a Seleção Brasileira de Ancelotti e Tite
No ano de 2022, a Seleção Brasileira usou a Data Fifa anterior à última mencionada acima para amistosos contra a Coreia do Sul, em Seul, e o Japão, em Tóquio, exatamente as mesmas seleções e locais em que o Brasil de Carlos Ancelotti jogou na última Data Fifa, em 2025.
Melhores momentos do jogo entre a Seleção Brasileira e a Seleção da Tunísia (Vídeo: reprodução/Youtube/@getv)
Também vale lembrar que os últimos quatro jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, foram diante de Equador, Paraguai, Chile e Bolívia, os mesmos adversários contra os quais a equipe de Ancelotti jogou nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Ele assumiu a Seleção Brasileira no fim de maio. Agora, o que muda é que Ancelotti terá mais alguns confrontos com seleções europeias antes da Copa do Mundo.
Confrontos importantes antes da Copa do Mundo
A Seleção Brasileira do treinador Carlos Ancelotti terá a oportunidade que a Seleção de Tite não teve: confrontos com seleções europeias; muito por conta da pandemia da covid-19, que acabou alterando a tabela de jogos das Eliminatórias e levando algumas partidas a serem adiadas, diminuindo, portanto, o espaço para a realização de amistosos.
Além disso, a Copa do Mundo do Catar foi realizada ao final do ano, por ser uma época menos quente, o que fez com que as Datas Fifa anteriores coincidissem com jogos da Liga das Nações da Uefa, impedindo que a Seleção de Tite enfrentasse equipes europeias.
Imagens de Carlos Ancelotti e Tite como treinadores da Selação Brasileira (Fotos: reprodução/Getty Images Embed/Toru Hanai/Visionhaus)
Portanto, Carlos Ancelotti terá a oportunidade de realizar mais dois amistosos pré-Copa do Mundo de 2026, que ocorrerá em três países: Estados Unidos, México e Canadá. Os amistosos ocorrerão em março de 2026, nos Estados Unidos, e já está definido que serão contra fortes seleções europeias.
A Seleção Brasileira tem encontrado confrontos desafiadores nas Copas do Mundo, onde acabou sendo eliminada recentemente. Os possíveis candidatos a esses dois amistosos são a seleção da França, e o outro deverá ficar entre Holanda ou Croácia. A Seleção Brasileira joga contra Senegal no dia 15 de novembro de 2025, às 13h (horário de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres, Inglaterra, e contra a Tunísia no dia 18 de novembro de 2025, às 16h30 (horário de Brasília), no estádio Decathlon Stadium, em Lille, França.
