De acordo com informações do The Independent, a Federação Inglesa de Futebol (FA), está preparada para aguardar até um ano para contratar Pep Guardiola, que eles consideram o técnico ideal para a seleção inglesa.
Segundo o jornal, a FA está disposta a nomear um técnico interino até meados de 2025, ano em que expira o contrato de Guardiola com o Manchester City.
Situação atual
Atualmente, não existem negociações em andamento. A seleção inglesa, vice-campeã da Eurocopa, está sem treinador desde que Gareth Southgate renunciou, um dia após a derrota por 2 a 1 para a Espanha no torneio europeu. Conforme o The Independent, a FA busca um substituto rapidamente, preferindo não esperar muito tempo, e tem uma lista extensa de candidatos. No entanto, essa estratégia pode mudar caso Guardiola aceite o desafio.
Pep Guardiola, que acumula títulos por Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, é visto como a escolha perfeita pela federação. Os dirigentes desejam um técnico com profundo entendimento do futebol inglês. Aos 53 anos, Guardiola está entrando em sua nona temporada com o City, onde já conquistou seis títulos da Premier League.
Pep Guardiola com a taça da Premier League (Foto: reprodução/Michael Regan/Getty Images Embed)
Comparação com plano da CBF
A estratégia da FA lembra o plano da CBF para trazer Carlo Ancelotti à seleção brasileira. Em julho de 2023, Fernando Diniz assumiu o cargo com um ano de contrato, enquanto a CBF afirmava ter um acordo com Ancelotti para junho de 2024. Entretanto, o treinador italiano prorrogou seu vínculo com o Real Madrid até 2026 e, quem está no comando da equipe do Brasil é Dorival Júnior.
Ao final da última temporada, Pep Guardiola sugeriu que esta pode ser sua última temporada no comando do Manchester City. Seu contrato com o clube vai até junho de 2025. Em várias ocasiões, Guardiola expressou seu desejo de, um dia, dirigir uma seleção nacional e realizar seu sonho de liderar uma equipe na Copa do Mundo.
Se o plano continuar como previsto, Lee Carsley, atual técnico da seleção inglesa sub-21 e campeão da Eurocopa da categoria no ano passado, seria nomeado como interino. A solução provisória está sendo considerada porque as eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026 só têm início em março do próximo ano.
Próximos desafios da Inglaterra
A seleção inglesa, liderado por Harry Kane e Jude Bellingham, retoma suas atividades em setembro com a duas primeiras rodadas da Liga das Nações 2024/25. O time enfrentará a Irlanda e a Finlândia no Grupo 2 da Liga B, após ter sido rebaixo na edição anterior do torneio.