Textor revela motivo da saída de Renato Paiva após derrota para o Palmeiras

O dono da SAF do Botafogo, John Textor, falou publicamente pela primeira vez sobre a demissão de Renato Paiva. O treinador português deixou o comando da equipe após a eliminação diante do Palmeiras nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Em participação no podcast TalkSPORT, do Reino Unido, o dirigente explicou os motivos da […]

10 jul, 2025
Foto destaque: Textor comenta saída de Paiva após eliminação no Mundial (Reprodução/AFPJUAN MABROMATA/Getty Images Embed)
Foto destaque: Textor comenta saída de Paiva após eliminação no Mundial (Reprodução/AFPJUAN MABROMATA/Getty Images Embed)
John Textor

O dono da SAF do Botafogo, John Textor, falou publicamente pela primeira vez sobre a demissão de Renato Paiva. O treinador português deixou o comando da equipe após a eliminação diante do Palmeiras nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Em participação no podcast TalkSPORT, do Reino Unido, o dirigente explicou os motivos da decisão.

Decisão dura

De acordo com Textor, a escolha por encerrar o trabalho de Paiva foi construída ao longo de dez partidas. Ele avaliou que o técnico vinha deixando de lado a forma de jogo com a qual havia se comprometido no início do projeto. Para ele, o Botafogo passou a atuar de forma mais conservadora, o que se refletiu nos últimos resultados.

Por que demiti Renato Paiva depois de ele vencer o PSG? Ele quebrou seus próprios princípios, não seguiu o plano. Ele é um treinador posicional, muito bom em educar os jogadores, e os torcedores ficaram irritados com a forma como jogamos. Deveríamos ter vencido Atlético de Madrid e Palmeiras, somos melhores do que o Palmeiras. Ele quebrou os princípios dele.”

John Textor

O empresário mencionou que, mesmo após um desempenho expressivo contra o Paris Saint-Germain na fase de grupos, percebeu que o estilo do time havia mudado negativamente. Textor disse que a equipe tinha qualidade para competir de igual para igual com adversários como Atlético de Madrid e Palmeiras, mas acabou se limitando a esperar demais o jogo do outro lado.

Conversa antes da decisão contra o Palmeiras

Textor também contou que teve uma conversa com Paiva antes do confronto contra o Palmeiras. Ele relembrou o bom desempenho da equipe diante do PSG e quis saber do técnico qual havia sido, na visão dele, o melhor jogo sob seu comando. Ambos chegaram à conclusão de que a atuação contra os franceses foi um ponto alto. No entanto, para Textor, a postura adotada na partida contra o clube paulista foi muito diferente, com o time pouco ameaçando e sendo facilmente controlado. “Vocês vão jogar contra o Palmeiras hoje. É hora de jogar futebol. Então, vão lá e detonem, certo?”, disse Textor ao treinador.


Renato Paiva orienta o time do Botafogo antes da prorrogação contra o Palmeiras, pelas oitavas de final do Mundial de Clubes (Foto: reprodução/Carl Recine/Getty Images embed)


Para o empresário, esse comportamento confirmou a percepção de que o treinador havia se afastado da proposta inicial de jogo, o que acabou motivando a troca no comando.

Novo treinador já está trabalhando com o elenco

Com a saída de Paiva, o Botafogo acertou a contratação de Davide Ancelotti, filho do técnico Carlo Ancelotti. Ele chegou ao clube com uma nova equipe de trabalho: o espanhol Luís Tevenet e o britânico Andrew Mangan serão auxiliares técnicos, enquanto o italiano Luca Guerra será o preparador físico.

Davide já iniciou os trabalhos com o elenco e terá como missão manter o nível de competitividade que o time mostrou no início da campanha internacional.

Mais notícias