O ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, solicitou à Associação Uruguaia de Futebol (AUF) que o jogo de quarta-feira (30), às 21h30, no estádio Campeón del Siglo, tenha apenas uma torcida presente. Ele informou que faltam condições de segurança para permitir as duas torcidas no local, especialmente após os incidentes ocorridos na partida realizada no Rio de Janeiro na quarta-feira (23).
Sobre o caso
No jogo de ida ocorrido na quarta-feira (23), diversos torcedores do Peñarol foram presos devido ao caos gerado antes da partida da Libertadores entre Botafogo e Peñarol, realizada no estado do Rio de Janeiro. De acordo com informações da polícia, 22 pessoas que vieram do Uruguai para acompanhar o jogo foram detidas por porte de armas sem autorização, roubo, desacato, entre outras infrações.
Torcedores presos
Foi divulgado, que além de ter tido esses 22 torcedores sendo pegos pela policia, ainda vão ter 330 Uruguaios respondendo pelo estatuto do torcedor. Em decorrência dos crimes que foram executados em alguns locais do Recreio dos Bandeirantes. Um adolescente foi preso e enquadrado no artigo 201, que diz relacionado ao crime de associação criminosa, tendo sido encaminhado para a Delegacia de proteção à criança e ao adolescente(DPCA), Após o mesmo será encaminhado a vara da infância e juventude.
Torcedores do Botafogo comemorando no jogo contra o Peñarol(foto: reprodução/Mauro Pimentel/Getty Images embed)
Apuração
A polícia contou com o apoio da imprensa, que forneceu imagens de vandalismo para ajudar na identificação dos envolvidos nos delitos, além das divulgações feitas nas redes sociais. Ocorreram roubos a quiosques e confrontos com a polícia. As autoridades presentes no estado do Rio de Janeiro manifestaram seu repúdio diante de toda a confusão.
Preocupação
O time do Peñarol afirma que a medida visa proteger os torcedores alvinegros, considerando melhor manter as torcidas separadas, pois isso seria a solução mais viável. O ministério reforça a prioridade com a segurança nesses eventos. Os uruguaios esclarecem sua preocupação com possíveis novos confrontos caso as torcidas fiquem juntas, devido à confusão generalizada da semana passada.
Botafogo e Peñarol se enfrentarão na próxima quarta-feira (30), às 21h30, no Uruguai.