Usain Bolt, o multicampeão olímpico, elogiou a atuação de Kylian Mbappé no Paris Saint Germain após apresentar o Prêmio Laureus, nesta segunda-feira. O atleta jamaicano espera ver o jogador de futebol no atletismo e revelou que gostaria de ter competido contra ele em sua modalidade de corrida, caso estivesse em atividade.
A velocidade de Mbappé
Após algumas análises feitas pela BBC, o atacante francês foi comparado com Bolt, que segue invicto na prova dos 100m, com a marca de 9s58. Já o atacante francês conseguiu o Sprint com 10s90 em jogo da Champions League, se aproximando do grande feito do jamaicano. Tal comparação foi vista com maus olhos para o nicho do atletismo.
– Eu teria amado ter competido com Mbappé no meu auge para ver o quão perto ele estaria. Mas sinto que um dia ele precisa correr 100 metros, então vejo o tempo dele – disse Bolt.
Kylian Mbappé no estádio Parc des Princes (reprodução/Xavier Laine/Getty Images Embed)
O francês poderia alcançar uma média de 33km/h, menos do que já conseguiu em outras partidas da UEFA, mas só de chegar nesse resultado demonstra um grande feito. Em contraponto, dentro do atletismo esse resultado ia render a 2.302 posição, baseada em registros de tempo da prova de 100m deste ano.
Cada um no seu quadrado esportivo
Mesmo sendo um grande feito, o atacante do PSG ainda chegaria muito depois de Bolt, por uma diferença de 12,1 metros, levando em conta os dois tempos.
– Mbappé é muito rápido com a bola, isso que é difícil de fazer. É um talento especial. Mas ainda posso vencê-lo em uma corrida de 100 metros – completa o ex-velocista.
Em outras palavras, o craque do PSG comeria poeira. Um preparador físico até fez uma ilustração em 3D, simulando como seria esse desafio e tendo a comparação da atuação de Mbappé (36,1km/h) na Champions League e do recorde mundial de Usain Bolt (44,7km/h).
Embora o astro das pistas de corrida já tenha se aventurado nos campos de futebol, as comparações demonstram que cada um se destaca em sua área específica do esporte e esse deve ser o foco de cada um.