Vasco aplica goleada histórica no Santos em tarde iluminada de Coutinho

O cruzmaltino encantou diversos fãs de futebol na tarde deste domingo (17), ao derrotar o Santos de Neymar por um placar maíusculo, jogando fora de casa. A partida era considerada um confronto direto na tabela, o famoso “jogo de 6 pontos”, em virtude de ambos os clubes estarem na parte de baixo da tabela, almejando escaparem cada vez mais do Z-4.

A equipe carioca vinha de um empate amargo contra o Atlético-MG, no último fim de semana. O duelo em São Paulo era a chance do elenco recuperar a confiança em campo, e seguir firme para o restante da temporada — onde além da luta contra o rebaixamento, também disputa a Copa do Brasil, encarando o rival Botafogo, nas quartas de final.

Gigante da colina

Na primeira etapa, o Santos até tentou começar impondo ritmo, mas o domínio inicial não durou muito. O time da casa teve dificuldades para transformar posse em perigo real e acabou sendo punido cedo. O Vasco encaixou contra-ataques e abriu o placar com Lucas Piton, após belo cruzamento de Nuno Moreira.

O Peixe até chegou a ter um pênalti marcado, mas a jogada foi anulada, após ser constado impedimento de Guilherme. Em seguida, quem seguiu assustando foi a equipe vascaína, que criou boas chances em transições rápidas, mas não ampliou antes do intervalo.


Melhores momentos da partida (Vídeo: reprodução/YouTube/ge)

Na volta para o segundo tempo, o Santos começou com duas oportunidades claras: Guilherme mandou para fora dentro da área e, em seguida, Barreal carimbou a trave. Porém, a reação parou por aí, e a tarde histórica começou a dar as caras diante dos 50 mil presentes no MorumBIS.

O Vasco aproveitou o momento de instabilidade santista, e a partir dos 7 minutos começava uma sequência de três gols em dez minutos, já praticamente liquidando o jogo. Ainda deu tempo de balançar as redes mais duas vezes, em dois lances praticamente idênticos, com golaços que encobriram o goleiro Gabriel Brazão, e assim fechando o placar histórico de 6 a 0.


Rayan comemorando a grande vitória vascaína (Vídeo: reprodução/Instagram/@vascodagama)


Diante dos protestos da torcida, em destaque para o gesto do pessoal ‘virando as costas para o jogo’, o alvinegro praiano enfrentou uma das piores derrotas de sua história, enquanto o Vasco viveu uma noite perfeita que remeteu aos tempos dourados do clube na época da virada do milênio, dominando completamente e aplicando uma merecida goleada.

Choro de Neymar, sorriso de Coutinho

O grande destaque da partida ocorreu ao final do jogo: Com o craque Neymar não poupando as lágrimas após sofrer a pior derrota de sua carreira. O camisa 10 do peixe chegou a ser consolado por Fernando Diniz em um longo abraço com direito a palavras de motivação por parte do treinador. Vale lembrar que ambos já trabalharam juntos no período que Diniz atuou na Seleção Brasileira, em 2023.


Neymar sai de campo aos prantos (Foto: reprodução/Alexandre Schneider/Getty Images embed)


Por outro lado, temos a atuação triunfal de Philippe Coutinho: que teve a sua melhor atuação vestindo a camisa vascaína. Além dos dois gols marcados, o meia agiu bem ao conduzir a bola para seus companheiros durante os contra-ataques, e conseguiu aguentar os 90 minutos em campo — algo incomum desde que voltou ao clube que o revelou.

Em entrevista ao canal Vasco TV, o ídolo expôs melhor o sentimento após a grande partida desta tarde:

Ah, uma noite especial. A gente precisava do resultado positivo. Da maneira que foi, a torcida mais uma vez comparecendo, mesmo longe de casa. A gente sai daqui muito feliz. Claro que a gente tem muita coisa a cavalgar, mas hoje é um passo importante para a gente seguir confiante.”

Philippe Coutinho

Apesar de não atuar na rodada da CONMEBOL nesse meio de semana, o próximo desafio do cruzmaltino será na próxima quinta-feira (20) contra o Juventude, em jogo atrasado da 14ª rodada do brasileirão.

Esse post foi publicado em Esportes e marcado , , , , por Caio Guto. Guardar link permanente.

Sobre Caio Guto

Carioca da gema de 20 anos, atualmente sou graduando em Publicidade e Propaganda, almejando ainda cursar Jornalismo, após o término do curso atual. No geral, me considero uma pessoa criativa, com imensa paixão pela escrita, que se manifesta em diferentes formas, incluíndo principalmente músicas e poemas autorais. Dentro do âmbito jornalístico, o universo esportivo é uma das minhas grandes inspirações, sobretudo o nosso querido futebol. Além disso, sou também fascinado pelo mundo da música e dos videogames, que alimentam minha curiosidade e criatividade, ao mesmo tempo que me proporcionam momentos únicos.