Vasco empata com Atlético MG em jogo equilibrado no RJ
A equipe do Vasco entrou em campo na tarde deste domingo de dia dos pais (10), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto contra o galo-doido, jogando em casa, era a oportunidade de se afastar da Zona de Rebaixamento, e começar o segundo turno da competição em uma situação mais confortável, mesmo levando em […]
A equipe do Vasco entrou em campo na tarde deste domingo de dia dos pais (10), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto contra o galo-doido, jogando em casa, era a oportunidade de se afastar da Zona de Rebaixamento, e começar o segundo turno da competição em uma situação mais confortável, mesmo levando em conta os jogos a menos que possui em relação aos demais.
Vindo de uma grande vitória na Copa do Brasil contra o CSA, no último meio de semana, o cruzmaltino contou hoje com o apoio de sua fanática torcida para sair de São Januário com os 3 pontos na conta. Já o Atlético veio ao Rio de Janeiro com a confiança nas alturas, após eliminar o Flamengo, nas oitavas de final da mesma competição.
Jogo pegado
Logo no primeiro minuto da partida, o confronto se mostrou quente: aos 38 segundos, Gabriel Menino acerta um chute poderoso de fora da área, com direito a uma leve curva da bola, para abrir o placar para o galo fora de casa. Este foi o primeiro gol do jogador vestindo a camisa atleticana — e em entrevista, falou sobre o quão especial foi viver esse momento.
Estou muito feliz pelo meu primeiro gol, por essa linda camisa que é do Atlético. Ainda mais feliz porque eu estava esperando esse gol pra fazer essa comemoração (bola na barriga), porque minha filha nasce agora na primeira semana de setembro. Então, acho que é uma bola cheia de energia, que graças a Deus, eu pude acertar e fazer 1×0 e vamos dar sequência do nosso resultado aí.”
Gabriel Menino
Ficar atrás no placar logo nos primeiros movimentos do jogo foi um banho de água fria para a torcida vascaína, que seguia empolgada com o primeiro jogo da equipe, após a classificação para as oitavas da Copa do Brasil. Entretanto, apesar da pressão mineira, o cruzmaltino não se rendeu — e seguiu aproveitando as oportunidades que pintava para tentar chegar ao gol de empate o mais rápido possível, ao mesmo tempo que tentava se precaver para não tomar o que seria o segundo gol adversário.
Gol de Gabriel Menino na partida (Vídeo: reprodução/Instagram/@gabrielmenino00)
Até que aos 15 minutos, o meia Cuello cometeu pênalti em Phillipe Coutinho, enquanto o meia tentava um chute de voleio. O lance só foi marcado devido à ajuda do VAR, após os jogadores e torcida da equipe carioca reclamarem aos montes com o árbitro da partida, Davi de Oliveira Lacerda. Vegetti não se intimidou diante do goleiro Everson, e bateu com categoria no canto direito, para empatar o jogo.
Na reta final do primeiro tempo, o elenco vascaíno manteve um amplo domínio do confronto, e chegou próximo à virada em boas oportunidades vindas de Rayan e Coutinho. Contudo, o placar seguiu em 1 a 1 na descida para os vestiários.
No segundo tempo, o clima do jogo esfriou drasticamente: as melhores oportunidades cruzmaltinas vieram nos pés Tchê Tchê, que quase marcou em duas grandes oportunidades, enquanto que para a equipe mineira, a bola dos 45 minutos finais veio nos pés de Biel — que acabou isolando a bola de frente para o gol de Léo Jardim, após um cruzamento na medida efetuado por Rony.
Apesar dos lances, o momento mais marcante da segunda etapa ocorreu já nos acréscimos, quando Vegetti empurrou Alan Franco na área, em um lance completamente desconexo com a jogada que sua equipe vinha criando. O atacante estava pendurado, e foi punido com cartão amarelo — portanto, não poderá entrar em campo no próximo jogo do Vasco.
Reforço no ataque
Na última quinta-feira (07), a diretoria cruzmaltina fechou um acordo com o clube francês Rennes, pelo empréstimo de Andrés Gómez. A negociação envolve um total de 750 mil euros (4,4 milhões de reais), com cláusula de compra por cerca de 5 milhões de euros, incluíndo 60% dos direitos econômicos do jogador. Por hora, o contrato com o atacante é válido por apenas uma temporada.
Goméz em campo pelo campeonato francês (Foto: reprodução/Fred Tanneau/AFP/Getty Images embed)
Não à toa os cariocas foram ao mercado atrás de uma nova peça ofensiva para o elenco, visto que a maior dificuldade da equipe está na linha de frente: desde que Fernando Diniz assumiu o comando do clube, a equipe já conta com mais de 160 finalizações ao longo dos jogos que disputou. Desse percentual, apenas 34% das oportunidades é efetuada em direção ao gol.
Agora com foco total no Brasileirão, enquanto aguarda a definição das datas dos jogos das quartas da Copa do Brasil, o próximo desafio do Vasco será no próximo final de semana, em um confronto direto na tabela contra o Santos.
