Veja o motivo da Eurocopa não ter disputa de terceiro lugar

Ana Gomez Por Ana Gomez
2 min de leitura
Foto destaque: jogador da Holanda no chão, depois da eliminação (reprodução/Instagram/@euro2024)

A Eurocopa 2024 está chegando na reta final, e é bom lembrar que não existe a disputa de terceiro lugar. A maioria das competições de seleções, como por exemplo, a Copa do Mundo e a Copa América, tem a partida da disputa do terceiro lugar antes da final, mas, na Europa, isso mudou já tem um tempo.

Motivo pela eliminação da disputa do terceiro lugar

Desde a edição de 1984, a Eurocopa não possui mais a disputa pelo terceiro lugar, uma decisão que marcou uma mudança na estrutura da competição. Essa mudança foi tomada pela Uefa e teve como objetivo atender às demandas, tanto de torcedores quanto de jogadores.

O último jogo que definiu o terceiro colocado da competição, aconteceu em 21 de julho de 1980, no estádio San Paolo, em Nápoles. Na ocasião, a anfitriã Itália enfrentou a Tchecoslováquia, em uma partida que terminou empatada em 1 a 1, com a vitória da equipe visitante nos pênaltis por 9 a 8. A partir da edição de 84, que foi realizada na Franca, a Uefa decidiu eliminar essa partida do calendário da Euro.



O principal motivo para que essa mudança acontecesse foi a falta de interesse dos torcedores pela disputa do terceiro lugar. Depois da eliminação de suas seleções, muitos torcedores perdiam o interesse em assistir a um jogo que não tinha o mesmo apelo emocional e competitivo de uma final. Aqueles que chegavam às semis, já tinham passado por uma longa temporada com seus times, além da competição internacional.

Final da Euro

A final da competição deste ano, acontece no próximo domingo (14), às 16h (de Brasília), entre Espanha e Inglaterra. O jogo será no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha.

Por Ana Gomez
Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos
Deixe um comentário

Deixe um comentário