Neste sábado (6), às 22h (de Brasília), a seleção brasileira enfrenta o Uruguai em clássico que é valido pelas quartas de final da Copa América. Este é o primeiro mata-mata do Brasil sob o comando do treinador Dorival Júnior e acontece no estádio Allegiant, que fica situado na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos.
Quem passar do jogo entre Brasil e Paraguai irá para semifinal, que acontece na próxima quarta-feira (10), contra a Colômbia ou o Panamá, que se encaram às 10h deste sábado.
Fase do Brasil
A seleção brasileira chega invicto depois de sete jogos com Dorival, porém, esta é uma campanha que ainda não empolga na Copa América. O Brasil venceu o Paraguai, porém, empatou com Costa Rica e Colômbia, e assim, passou em segundo lugar do Grupo D.
A provável escalação para o jogo é: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinho e Guilherme Arana; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Endrick.
Fase do Uruguai
Já a seleção uruguaia tem 100% de aproveitamento na competição e a melhor campanha da primeira fase da Copa América. O Uruguai ganhou do Panamá, Estados Unidos e Bolívia, que marcou nove gols e sofreu somente um.
A provável escalação do Uruguai: Sergio Rochet; Nández, Araujo, Mathías Oliveira e Matías Viña; Ugarte, Federico Valverde e De la Cruz; Facundo Pellistri, Darwin Núñez e Maximiliano Araújo.
O Uruguai é o maior campeão da Copa América junto com a seleção da Argentina, com 15 títulos. Já o Brasil, que foi finalista nas duas últimas edições, e vai em busca do 10º título.
O retrospecto das seleções no torneio é bem equilibrado, com nove vitórias para cada lado e oito empates. Já no histórico geral do confronto, o Brasil leva a vantagem: ganhou 38, empatou 20 e perdeu 21.
Na última partida, em outubro de 2023, em outubro de 2023, deu a seleção uruguaia: 2 a 0, em Montevidéu, pelas Eliminatórias, em jogo que ficou marcado por lesão de Neymar no joelho.
O jogo entre Brasil e Uruguai vai passar na Globo e Sportv.