Vitória enfrenta desafios e busca reação no Brasileirão 2025
O Vitória começou mais um Brasileirão com problemas parecidos com os de 2024: começou jogando mal, trocou de treinador e ainda não melhorou muito. Depois de um primeiro turno ruim em 2025, o time está inseguro, e a torcida espera que ele jogue melhor. Início difícil e mudanças no comando O Leão da Barra começou […]
O Vitória começou mais um Brasileirão com problemas parecidos com os de 2024: começou jogando mal, trocou de treinador e ainda não melhorou muito. Depois de um primeiro turno ruim em 2025, o time está inseguro, e a torcida espera que ele jogue melhor.
Início difícil e mudanças no comando
O Leão da Barra começou o Brasileirão com resultados ruins e percebeu que o time não estava jogando bem. Por isso, mudou o treinador, mas a melhora demorou a aparecer. No ano passado, as mudanças só deram resultado perto do fim do campeonato. Em 2025, a situação ainda é incerta, e a torcida espera que o time melhore, já que o primeiro turno ruim voltou a acontecer.
Um dos maiores problemas é que o Vitória já jogou as 19 primeiras rodadas, enquanto a maioria dos outros times ainda tem jogos para fazer. Isso pode fazer o time cair para a zona de rebaixamento, o que dificultaria muito o trabalho do treinador Fábio Carille. No entanto, esse tipo de dificuldade não é novidade para os torcedores do clube.
Histórico recente mostra dificuldades
Em 2024, o time somou apenas 15 pontos nas 19 primeiras rodadas, um desempenho pior que os 18 pontos atuais. No ano passado, o time começou mal sob o comando do técnico Léo Condé, mas Thiago Carpini, que assumiu no meio da temporada, conseguiu conduzir a equipe até a classificação para a Sul-Americana.
Neste ano, a troca de treinador aconteceu em um momento complicado. Carpini foi demitido logo após a primeira partida após a Copa do Mundo, o que deu pouco tempo para Carille trabalhar com o grupo e fez o time perder um importante período de preparação. Por isso, este é o terceiro pior primeiro turno do Vitória na era dos pontos corridos, ficando apenas à frente dos anos de 2014 e 2024.
Desafios para o treinador e expectativas para o futuro
Se olharmos os últimos anos, em 2008 o time fez 32 pontos e conquistou dez vitórias, terminando em 5º lugar. Em 2009, o time somou 25 pontos e conquistou sete vitórias, terminando em 12º lugar. No ano seguinte, o desempenho caiu para 22 pontos e cinco vitórias, levando ao rebaixamento. Em 2013, o Vitória somou 23 pontos com seis vitórias e terminou em 13º lugar. Mas em 2014, o desempenho piorou: o time fez só 15 pontos, venceu três jogos, ficou em último lugar e foi rebaixado outra vez.
Em 2016, o Vitória fez 22 pontos, ganhou cinco jogos e ficou em 15º lugar. Já em 2017 e 2018, teve 19 pontos e cinco vitórias em cada ano, mas terminou em 18º em 2018 e foi rebaixado. Desse modo, piorou significativamente com a chegada de 2024, quando fez 15 pontos, venceu quatro vezes e ficou em 19º. Até agora, em 2025, o time tem 18 pontos, três vitórias e está em 16º. Isso mostra que o Vitória tem dificuldade para se manter na Série A, e a torcida está preocupada com o time agora e no futuro.
Carille precisa guiar o Vitória
Carille enfrenta um grande desafio para fazer o time melhorar, mesmo com pouco tempo para trabalhar. Ele tem investido muito em conversar com os jogadores para manter o grupo unido, principalmente depois da derrota na estreia contra o Internacional.
Embora o time tenha passado por uma sequência de cinco jogos sem perder, com muitos empates, não conseguiu se afastar da zona de rebaixamento. O trabalho mostrava sinais de melhora, mas a derrota para o São Paulo revelou falhas que podem ser perigosas, principalmente se o elenco sofrer muitas lesões. A renovação do elenco ainda não foi rápida, e os jogadores que chegaram recentemente ainda não conseguiram fazer a diferença como o clube precisa. Além disso, Carille conhece os desafios e acredita no potencial do time para o segundo turno do campeonato. Ele pediu que a torcida apoie para ajudar o time a reagir e conseguir bons resultados. O próximo jogo será no Barradão, em casa, contra o Juventude, pela 20ª rodada, quando o Vitória vai tentar voltar a vencer.
