Eyewear: Valentino e Prada inovam no mercado de óculos com novos lançamentos e collabs

As peças já estão disponíveis e podem ser adquiridas por 490 euros de forma exclusiva nas boutiques da grife e no site da marca

Por Joao Pinheiro
4 min de leitura
Foto destaque: Lançamento dos óculos Valentino (Reprodução/Instagram/@maisonvalentino)

Alessandro Michele desenhou seu primeiro modelo de óculos para a marca Valentino e a mesma anunciou a prévia do modelo de óculos de sol desenhado pelo estilista, conhecido como eclético designer, suas inspirações surgem de sua paixão pelos anos 1970.

Pensar em óculos redondos e não lembrar do estilo usado pelo cantor  John Lennon, porém de acordo com Alessandro as proporções foram todas repensadas em formato oversized, em armações de metal em tons de dourado e o melhor super leve, com pontas de acetato na cor preta, um detalhe bem interessante está nas armações, que  apresentam o “V“ do logótipo da marca romana nas plaquetas e nas hastes.

A coleção

O modelo faz parte da coleção cruise, criada para a primavera 2025, intitulada “Avant les débuts”, sendo a primeira coleção assinada por Michele. A peça possui três variantes de lentes em diferentes cores de inspiração, entre elas a vintage, em tons de verde-escuro, âmbar e verde-claro. 


Desfile de tendencias para Valentino 2025 (Vídeo: reprodução/YouTube/Valentino)

As peças já estão disponíveis e podem ser adquiridas por 490 euros e são encontradas de forma exclusiva nas boutiques da grife e no site de e-commerce da marca romana, mas calma, que para os fãs ansiosos de plantão a marca já informou que a distribuição para as lojas serão partir de fevereiro do próximo ano, porém somente para as boutiques selecionadas.


Lançamento Valentino by Alessandro Michele (Foto: reprodução/Instagram/@runwaymenn)


A grife, desde julho de 2022, produz e distribui suas coleções de óculos, de prescrição e solares por meio de um acordo de licenciamento de dez anos pelo grupo suíço Akoni.

Prada renova com EssilorLuxottica

A Prada, por sua vez, estreita os seus laços com  o grupo milanês e assinou em 2003 um primeiro acordo com a Luxottica, renovado em 2015, também por dez anos. Um fato curioso é que a fabricante italiana de óculos decidiu se fundir com a empresa francesa Essilor, tornando o contrato de licença, que estava em vigor até 31 de dezembro de 2025, renovado antes de sua data expirar.


Tendencias Prada para 2025 (Vídeo: reprodução/YouTube/Prada)

Toda essa exclusividade que a gigante dos óculos mantém a torna dona de um design único, além de uma produção e a distribuição mundial das coleções de óculos das marcas Prada, Prada Linea Rossa e Miu Miu.  Esse acordo também foi prorrogado até 31 de dezembro de 2030, podendo ser renovado até 31 de dezembro de 2035, declararam ambas as empresas em comunicado.


Óculos Prada (Foto: reprodução/Instagram/@euquiell, @ocml.brasilia)


Vale destacar que, bem antes de unirem forças com a Luxottica, a Prada confiou as suas coleções de óculos à De Rigo nos anos 2000. Na época, o grupo de moda havia criado uma empresa em parceria com a fabricante italiana de óculos, para fabricar e distribuir os óculos da marca Prada.

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Maranhense, estudante de Jornalismo, Redator, Assessor de Imprensa, Produtor e Social Media
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