O desfile de Alexandre Herchcovitch abriu a 54ª edição da Casa de Criadores, realizado na manhã desta quarta-feira (24), na Galeria Prestes Maia.
A coleção destaca uma combinação inovadora de alfaiataria com elementos fetichistas, influências das ancas do século XVIII e uma paleta de cores e estampas inusitadas.
Exposição e documentário
Considerado o estilista brasileiro mais comentado do ano, Herchcovitch está atualmente com uma exposição em cartaz até o início de setembro e um documentário recém-lançado.
Coleção
Apresentada na Casa de Criadores, a coleção inverno/primavera 2024 uniu a construção detalhada a materiais de luxo voltados para o uso cotidiano. Destacam-se alfaiataria de silhueta mais solta, tricôs de cashmere desenvolvidos com Marisa Ribeiro, e vestidos de jacquard manual feitos em tear de madeira pela empresa de jacquard de seda mais antiga da China.
As criações incluíram amarrações com clima BDSM, modelagens que quase revelam o bumbum das modelos e uma estrutura para carregar sandálias de salto enquanto as modelos desfilam alfaiataria com tênis, remetendo aos yuppies. O cashmere, por exemplo, apresentava rasgos decorrentes de ser lavado em uma máquina de jeans.
Casa de Criadores
Chegando à sua 54ª edição com a abertura marcada pelo desfile de Alexandre Herchcovitch, a Casa de Criadores se trata do evento mais importante focado na moda autoral no brasil e é famosa por lançar novos talentos. Sua primeira edição foi em maio de 1997, iniciada por um grupo de estilistas em parceria com André Hidalgo. Originalmente voltado para São Paulo, o evento expandiu para incluir artistas de todo o país, lançando diversos nomes renomados do mundo da moda. O desfile de Herchcovitch, que possui 30 anos de carreira, marcou a abertura mostrando seu compromisso com a inovação e qualidade.
Próximos desfiles
A edição começou com a abertura de Alexandre Herchcovitch, mas não vai parar por aí, outros artistas também irão apresentar suas coleções no evento durante a semana.
Confira a lista:
Sexta-feira (26)
17h30 – Lourrani Baas, Vivao Project e Berimbau Brasil
19h00 – Mockup (fashion filme), Ken-gá, Vou Assim + DCRLHS e NotEqual
Sábado (27)
16h00 – Pedra
17h30 – ‘a neoutopia’ (Projeto Lab), UMS 458 – LL e Nalimo
19h00 – Fkawallyspunkculture (fashion filme), Estúdio Traça, Sukeban e Le Benites
Domingo (28)
15h00: ARTSOUJÊ
16h00: Leandro Castro
17h00: Studio Ellias Kaleb
18h30 – YHRA (fashion filme), N/E* Recycled (Projeto Lab), Visén (Projeto Lab), Estúdio Cena, Guma Joana e Jorge Feitosa
Segunda-feira (29)
16h00: Jal Vieira Brand
17h30: Plataforma Açu (fashion filme), Alexei, Dellum e Mônica Anjos
19h00: Ofegallery
Terça-feira (30)
16h00: Shitsurei
17h30: Sherida, Xyboia e Dystopic.core Lab
19h00: Jacobina (Fashion Filme), Vittor Sinistra, Guilherme Valente e Rober Dognani x Felipe Fanaia