Balenciaga estreia em Shanghai buscando viralidade em mercado chinês

Bianca P. Athaide Por Bianca P. Athaide
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Foto destaque: Desfile Resort 2025, em Shanghai (Reprodução/Filippo Fior /Gorunway.com)

Na última quinta-feira, dia 30 de maio, a grife espanhola Balenciaga estreou sua mais nova coleção Resort, sob uma chuva persistente, com uma paisagem dos maiores arranha-céus de Shanghai, na China, ao fundo. A escolha da localização não foi em vão: o país concentra a maior quantidade de lojas da marca, e as criações apresentadas refletiram a importância do mercado consumidor de moda japonês, muitas vezes não reconhecido.


Balenciaga em Shanghai (Foto: reprodução/Filippo Fior /Gorunway.com)

O fator viralidade

Demna Gvasalia, diretor criativo da marca, é respeitavelmente conhecido por apostar em peças impactantes. Como usuário ferrenho da técnica Trompe-l’oeil – base artística de criação, usada majoritariamente na moda, onde cria-se ilusões de ótica, através de truques de perspectiva – o diretor não ignora a necessidade nos dias atuais de viralização.

Assim, para aumentar a notoriedade do desfile dentro do mercado chinês, como já citado, o maior em escala continental da marca, também apostou em fatores que atraíram a atenção dos consumidores para além da beleza das peças, como a maior parte do casting ser de origem oriental e a parceria com a marca Alipay, plataforma de pagamentos do Alibaba, mais utilizada na China, e onde algumas peças da coleção já podiam ser adquiridas. 


Balenciaga em Shanghai (Foto: reprodução/Filippo Fior /Gorunway.com)

Fusão de estéticas

A marca vem se afirmando cada vez mais fortemente no pódio de lideranças no mundo da moda. Para garantir uma permanência relevante e inovadora, Dema abusa da estratégia de mesclar diferentes estéticas. Nas passarelas em Shanghai, o contraste entre entre o esporte e o luxo, foi evidente, externalizado por peças que carregavam a praticidade esportiva com o design sofisticado da Balenciaga.


Balenciaga em Shanghai (Foto: reprodução/Filippo Fior /Gorunway.com)


Balenciaga em Shanghai (Foto: reprodução/Filippo Fior /Gorunway.com)

Entre bolsas transversais, bonés, conjuntos de moletons, meias e shorts, a coleção também trouxe tecidos fluídos, plataformas gigantes, cinturas deslocadas e sandálias estilizadas com meias de cano alto, caminhando entre uma linha tênue entre o cool e o desafiador, componentes essenciais para quem busca reconhecimento rápido nas meios de comunicação, alcançando o maior número de pessoas possível em pouco tempo.

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