Balenciaga estreia nova campanha de primavera/verão ao lado de amigos e familiares do diretor criativo da grife, Denma Gvasalia. A coleção faz um retrato das raízes de Denma, que fugiu de sua cidade natal, Geórgia, com 12 anos de idade por conta de conflitos separatistas.
Homenagem ao estilista
Em uma nota divulgada pela Balenciaga, a marca deixa claro que a intenção da campanha é trazer de volta e valorizar as raízes do diretor criativo, de seus amigos e familiares. “Esta série reflete o mundo de Demna e as identidades que constituem a sua comunidade, incluindo a sua família e amigos”, a grife publicou.
A coleção é composta de peças que fazem referência às roupas comercializadas em larga escala, mas sem deixar de lado uma alfaiataria fluida e feita sob medida para vestir os modelos. Além disso, a campanha é repleta de roupas casuais e estilo baggy.
Personalidades como a artista Eliza Douglas e a atriz Renata Litvinova desfilaram na passarela da nova coleção de primavera/verão. As modelos que desfilaram foram as veteranas Tommy Blue, Noureddine Boudaakat, Simone Embrack, Bibi Hoad, Jay Pak e Khadim Sock, que aparecem com frequência nas passarelas da Balenciaga.
A importância da fotografia para a campanha
Cada pessoa foi fotografada diante de um grande cenário impresso com imagens de salas de estar, salões de baile, escadarias e salões de mansões.
As imagens divulgadas pela grife parisiense foram produzidas pela tcheca Jitka Hanzlová, que fez um trabalho com truques de ótica. Os modelos foram fotografados na frente de um cenário impresso com o cenário de salas de estar luxuosas, escadarias e salões de baile.
Na divulgação da nova coleção, Balenciaga também explicou um pouco sobre a técnica da fotógrafa como ocorre o diálogo entre o cenário e as roupas da campanha.
“Nestes retratos, a linha entre uma pessoa tridimensional e um espaço bidimensional é turva, questionando as ideias de luxo que os interiores propõem. A ilusão é ainda mais destruída com a correspondente série de vídeos, em que a cortina é removida ao fundo ou a diferença de perspectiva é mostrada com o movimento da modelo”, afirmou a marca.
A fotógrafa Jitka Hanzlová possui uma história de vida semelhante ao diretor criativo Denma. Ambos precisaram fugir de seus países de origem para conseguir melhores oportunidades de vida. Hanzlová é natural da República Tcheca, porém teve que sair de sua terra aos 12 anos em 1982 e se estabelecer na Alemanha.