Balletcore: Entenda nova estética do TikTok que apareceu no London Fashion Week

Laços, tons românticos, meias, tules são elementos que descrevem a nova moda inspirada nas bailarinas

Laura Galdino Por Laura Galdino
3 min de leitura
Foto destaque: da esquerda: John Galliano, primavera 1996; Julie Kent em Dancers; Ming Ma, primavera 2023. (Reprodução/Condé Nast/Arthur Elgort/Vogue, Julho 1987/Cortesia de Ming Ma/Vogue)

Balletcore é uma nova tendência estética que remete a peças e características semelhantes ao estilo das bailarinas. O termo tem se popularizado no mundo digital da moda desde 2021, e consiste na união de balé + core (a essência). 

Durante a semana de moda de Londres que terminou nesta terça-feira
(17), a estética ascendente se consolidou como nova tendência de moda ao ser usada em desfiles com o de Simone Rocha e JW Anderson.


Estética balletcore no TikTok (Vídeo: reprodução/TikTok/@coquettegirrl)

Balletcore

Como o próprio nome pode implicar, o balletcore consiste em muitos elementos característicos de bailarinas, mas o aumento de interesse pela estética pode estar assimilado com a promoção que o estilo dá a peças, cores e estilos que antes eram diminuídos por serem “muito femininos”. 

Lelê Santhana, repórter da revista ELLE View, publicou um texto onde diz que acredita que a maioria das meninas passou por um momento na vida, onde havia uma rejeição total de peças, símbolos ou qualquer interesse tido como hiperfeminino.


Sapatilha da coleção de inverno 2022, Miu Miu
(Foto: reprodução/Instagram/@miumiu)

Segundo ela, uma nova era está sendo iniciada através do TikTok e nas passarelas, onde há uma lógica de autoexpressão radical que reivindica estereótipos misóginos e recupera e enaltece relíquias antes ridicularizadas. Grifes de luxo como a Miu Miu e Sandy Liang já previram a ascenção da estética desde sua coleção de inverno de 2022, agora, em Londres, Simone Rocha e JW Anderson consolidam a estética como uma das favoritas do ano. 

Elementos românticos

Grande parte dos elementos da estética estão relacionados a roupas de dança ou de apresentações de balé, então é esperado que se encontre saias, colãs, tons suaves de rosa e branco, sapatilhas, laços e meias de nylon.


Jav Anderson e Simone Rocha, primavera-verão 2025
(Foto: reprodução/Instagram/@glamourbrasil)


Em plataformas digitais, como TikTok e Pinterest, o estilo sempre vem acompanhado de coques milimetricamente presos, com fios totalmente alinhados, roupas de tecidos esportivos em tons claros como rosa claro, branco, cinza claro, dando uma aparência leve e delicada ao visual.


Toga e Simone Rocha, primavera-verão 2025 (Foto: reprodução/Instagram/@glamourbrasil)


Nas passarelas de Londres, é possível reencontrar os mesmos elementos essenciais da estética, com novas interpretações de seus designers. O clássico top com tiras agora vem em um corte reto, o tutu em tule vem acompanhado de uma jaqueta em azul marinho e a clássica sapatilha continua com laços, porém em preto, e com um pequeno salto.


Seguir
Redatora do site In Magazine (Ig);
Sair da versão mobile