A casa de moda britânica, Burberry, lançou uma nova coleção cápsula Remake voltada ao público infantil que celebra a sustentabilidade e a tradição. A linha apresenta mais de 30 peças confeccionadas a partir de tecidos e fios excedentes de coleções anteriores, laçada para o período festivo que reforça o compromisso com a economia circular através do design.
Sobre a cápsula, ela traz as principais categorias de produtos, incluindo modelos de agasalhos, moletons, agasalhos e malhas mouliné, podendo ser combinados com shorts ou kilt em xadrez contrastante.
Do passado para o futuro
Fundada em 1856 em Basingstoke no Reino Unido, a Burberry possui uma longa história na criação de moda infantil a partir da utilização de tecidos excedentes em suas produções desde 1911. Todavia, foi em 2018, a partir de investigações, que a famosa marca de luxo britânica foi exposta sobre o futuro de pecas presas em estoque.
O valor total de produtos destruídos pela Burberry ultrapassava 90 milhões de libras, o equivalente à cerca de R$ 446 milhões, na época. Durante este período foi revelada a estratégia utilizada não apenas pela Burberry, mas por diversas outras marcas de luxo, a de incinerar roupas, assessórios e perfumes não vendidos a fim de impedir que os produtos fossem furtados ou vendidos a um valor abaixo do de mercado.
Após o escândalo e pressões por mudanças, a grife anunciou que iria parar imediatamente de incinerar os produtos encalhados, além de não usar mais peles verdadeiras em seus produtos e irá tirar de linha as existentes. Apesar dos problemas, a empresa tem sido uma espécie de pioneira na implementação de novas iniciativas de sustentabilidade, o que faz jus a uma ideia tradicional da marca.
Exemplo disso, foi o lançamento, esse ano, de um lenço feito a partir de fibras cultivadas em laboratório, por meio de ingredientes renováveis de origem vegetal. Além disso, envolveu-se na iniciativa Made in UK com a Johnston’s of Elgin, na criação do programa ReBurberry Fabric – uma parceria com o British Fashion Council, ou BFC, para doação de sobras de tecido para estudantes de moda carentes em todo o Reino Unido – e na parceria com a Vestiaire Collective, uma plataforma global para compra e venda de artigos de luxo e de grife usados.
Sustentabilidade e criatividade se unem
A coleção capsula também apresenta “reinterpretações lúdicas de motivos da Burberry”, incluindo o pato e o ursinho Thomas Bear, que ganham novas versões em bordados e patchwork, inspirados em um design bordado de arquivo usado na moda infantil da Burberry em 1992.
O emblema de pato tem sido recorrente nos designs do diretor criativo Daniel Lee em todas as peças de roupas, bem como em meias de caxemira e um conjunto de malha para presente para bebês baseado em um chapéu de caxemira e sweater. O ursinho Thomas Bear recebeu uma reformulação com um trabalho de patchwork para reforçar o tema da circularidade dentro da coleção cápsula.
Além disso, é apresentado na sua campanha ‘Wrapped In Burberry’ uma série de retratos e vídeos “que capturam o espírito da estação”, através de uma linguagem visual a marca destaca a beleza e a qualidade das peças, assim como os produtos que oferecem uma combinação de funcionalidade, apelo emocional e compromisso ambiental, fortalecendo a mensagem da Burberry.
Caroline Laurie, vice-presidente de Responsabilidade Corporativa, destacou o trabalho circular na marca:
“A nossa rica história em trabalho artesanal abrange muitas categorias, incluindo roupas infantis, e estamos muito satisfeitos por dar vida a esta cápsula especial a tempo para a temporada festiva. Através da nossa dedicação à circularidade, conseguimos transformar os nossos tecidos e fios excedentes em uma cápsula que irá acrescentar mais um capítulo a esta maravilhosa história”
Com esta iniciativa, a grife reafirma seu posicionamento quanto a interseção entre luxo e sustentabilidade, enquanto celebra sua longa tradição em roupas infantis.