A importância da identidade visual no mundo da moda

Cecília Filartigas Por Cecília Filartigas
3 min de leitura

Primeiramente, uma identidade visual significa um conjunto de elementos que formam elementos visuais que tornam e representam o seu negócio de moda  de uma forma única e esses elementos podem ser embalagens , logotipos e até cores e ilustrações também.A história então começa assim

No mundo da moda quem  de fato assumiu a direção criativa da marca Saint Laurent, em 2012, foi  Hedi Slimane que eliminou o Yves do logo da marca e trocou a fonte por uma sem serifa (aquela perninha no começo e/ou fim da letra), em negrito e com mais espaçamento. Em 2018, ao ocupar o mesmo cargo na Celine, repetiu a fórmula e cortou o acento gráfico no primeiro E do nome da grife. Muita gente não gostou. Talvez mais pelo fato do estilista ser controverso do que pela mudança visual. Também em 2018, Riccardo Tisci se tornou diretor de criação da Burberry, após a saída de Christopher Bailey. Em novembro do ano passado, a Burberry trocou de estilista e anunciou Daniel Lee, responsável pelo reposicionamento da Bottega Veneta, como o novo diretor criativo. 


A marca Burberry -Reprodução-Foto: Tyrone Lebon


Em sua primeira campanha, apresentada pouco mais de um mês após sua chegada, Daniel disse adeus ao logo com fonte bold, espaçada e sem serifa, incorporada por seu antecessor, Ricardo Tisci. No lugar, introduziu uma versão serifada com as letras mais agrupadas – um conceito com uma leitura clássica e tradicional. Em entrevistas, o designer disse que sua vontade era ser “mais fiel às origens da marca”.Semanas depois, a vontade de reviver o passado da Burberry pôde ser percebida no desfile da primeira coleção de Daniel para a marca . Segundo a professora da FAAP, Fundação Armando Alvares Penteado , Irene Knoth ,´´Hoje, o nosso comportamento é o de buscar agilidade, principalmente nas redes sociais. Reduzimos as palavras ao ponto em que algumas vezes nem as escrevemos mais, só usamos emojis´´Afirma ela .

Aliás, não é preciso ser para aparecer , ou seja, a identidade visual das marcas do mundo da moda tem de ser únicas de uma maneira  original e principalmente sempre estar se atualizando nesse universo da moda e uma identidade visual é importante para as pessoas reconhecerem  de forma prática a marca daquela empresa .

 

 

 

 

Foto Destaque: [A identidade visual da moda – Reprodução-blog.fidelita.com]

 

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