Com seus designs no mínimo inusitados, a grife Balenciaga testa os limites da moda, fazendo com que seja uma das grifes mais discutidas do cenário, colocando em prática o ditado “falem bem ou falem mal, mas falem de mim!”.
Alguns acreditam que o estilista Demna Gvasalia esconda críticas sociais em suas criações, entretanto outros não conseguem engolir a estratégia, afirmando que o conceito não funciona apenas faz com que seus clientes “paguem caro para passar vergonha”. As discussões sobre a grife geraram uma série de memes.
Uma usuária do twitter publicou uma foto de sua jaqueta de couro ecológico que começou a descascar, mesmo assim a internauta resolveu fazer uma sessão de fotos com a peça, “A Balenciaga tá perdendo uma estilista aqui meus amigos”, disse.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Usei essa jaqueta duas vezes <br><br>Como NÃO COMPRO COURO ficou guardada na pandemia <br><br>Ontem fiz sessão sozinha de fotos pra tentar me animar um pouco e fui pegar a jaqueta : DEFINHOU TODA <br><br>A Balenciaga tá perdendo uma estilista aqui meus amigo <br>Fiz a sessão assim mesmo <a href=”https://t.co/kTEM93Cvol”>pic.twitter.com/kTEM93Cvol</a></p>— Jack Vasconcelos (@Jack_Vasconc) <a href=”https://twitter.com/Jack_Vasconc/status/1583103276878548993?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 20, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Internauta compara jaqueta de couro ecológico descascando com design da Balenciaga (Reprodução/Twitter).
“Morar em país rico é isso: eles largam bolsa da Balenciaga na rua”, brincou outro internauta ao comparar uma torradeira velha encontrada por ele no meio da rua a um design da grife espanhola.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Morar em país rico é isso: eles largam bolsa da Balenciaga na rua. <a href=”https://t.co/lxT3MJRfWC”>pic.twitter.com/lxT3MJRfWC</a></p>— Doctor Wu (@Dnepwu) <a href=”https://twitter.com/Dnepwu/status/1549089504191037440?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 18, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Usuário compara torradeira com design da Balenciaga (Reprodução/Twitter).
Outro usuário do Twitter, publicou uma foto do polêmico tênis surrado, estilo all star, criado pela marc. “Hoje estou só o tênis da Balenciaga, acabado e destruído, mas mantendo o meu valor”, escreveu o jovem, no entanto o tênis criado pela grife não foi colocado à venda, e foi desenvolvido exclusivamente para uma campanha publicitária.
Durante a semana de moda de Paris, a marca lançou em parceria com a Lays, uma bolsa em formato de pacote de salgadinho, e é claro que os internautas não iriam deixar este fato passar batido, “Bolsa de couro da Balenciaga:$1,500 Pacote de batatas Lay´s: $3,99, incluí as batatas.”
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Balenciaga leather bag: $1,500<br><br>Lay’s Potato Chip bag: $3.99, includes the chips. <a href=”https://t.co/8UGMsbI9ln”>pic.twitter.com/8UGMsbI9ln</a></p>— Marisel Morales (@57MCM) <a href=”https://twitter.com/57MCM/status/1582363263094120448?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 18, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Internauta compara o preço de batata Lay´s com bolsa da Balenciaga (Reprodução/Twitter).
No mesmo desfile a marca lançou uma bolsa que inclui um espaço para colocar o braço, que remete à uma luva, a criação também se tornou motivo de piada e foi recriada pela tiktoker Alessandra Araújo, usando papelão. “Não duvido eles copiarem a sua ideia”, escreveu uma seguidora de Alessandra nos comentários do vídeo.
Foto Destaque: Balenciaga. (Reprodução/Pinterest).