Nessa terça-feira (26), a bateria da escola de samba da Estação Primeira da Mangueira, embarcou com destino a capital da França. A bateria foi escalada para se apresentar no final do desfile da Chloé que ocorreu na última quinta-feira (28). A Semana de Moda em Paris está ocorrendo entre os dias 25 de setembro a 3 de outubro e conta com diversas represenções brasileiras, marcas como Carolina Herrera e Louis Vuitton escolheram o Brasil para apresentar suas novas coleções.
A diretora criativa da marca francesa Gabriela Hearst caiu no samba junto com nomes como Olivia Wilde, Venus Williams e America Ferrera ao som de “Exaltação à Mangueira” e “País Tropical.” Cada integrante da mangueira usou roupas personalizadas pela marca Chloé dentro das cores verde e rosa da escola.
<blockquote class=”tiktok-embed” cite=”https://www.tiktok.com/@voguemagazine/video/7283909244653440302″ data-video-id=”7283909244653440302″ style=”max-width: 605px;min-width: 325px;” > <section> <a target=”_blank” title=”@voguemagazine” href=”https://www.tiktok.com/@voguemagazine?refer=embed”>@voguemagazine</a> <a title=”gabrielahearst” target=”_blank” href=”https://www.tiktok.com/tag/gabrielahearst?refer=embed”>#GabrielaHearst</a> bid a joyous farewell to <a title=”chloé” target=”_blank” href=”https://www.tiktok.com/tag/chlo%C3%A9?refer=embed”>#Chloé</a> this morning thanks to the Mangueira samba school in Rio de Janeiro, who inadvertently set off impromptu dance party. It was a fitting way to end to Hearst’s chapter at the French label, and a great way to kick off <a title=”hispanicheritagemonth” target=”_blank” href=”https://www.tiktok.com/tag/hispanicheritagemonth?refer=embed”>#HispanicHeritageMonth</a> <a target=”_blank” title=”♬ original sound – Vogue” href=”https://www.tiktok.com/music/original-sound-7283909285376690987?refer=embed”>♬ original sound – Vogue</a> </section> </blockquote> <script async src=”https://www.tiktok.com/embed.js”></script>
Gabriela Hearst samba ao som da Bateria da Mangueira no desfile em Paris. (Vídeo: reprodução/TikTok/@voguemagazine)
Representatividade
Esse é o último desfile da marca francesa pelo comando de Gabriela Hearst, a uruguaia relembrou que assistia aos carnavais do Rio de Janeiro desde pequena, e que sua mãe chegou a desfilar pela escola antes dela nascer, a estilista também destacou o papel da Mangueira em promover a igualdade de gênero.
“O samba passou a se assemelhar à harmonia social e à resiliência. O genero transcende o desempenho, elevando o corpo e o espírito a níveis mais elevados. A Mangueira abriu caminho para a igualdade de gênero na comunidade do samba sendo a primeira escola a oferecer um espaço para a participação das mulheres. Por isso, incorpora o propósito de Chloé: ‘Mulheres em frente. Por um futuro mais justo”, afirmou a marca sobre o desfile.
Imprensa internacional repercute o momento
A imprensa de todo o mundo que acompanha a semana de moda que ocorre em Paris repercutiu o desfile com desfecho da escola de samba, diversos elogios foram dados a designer de moda e ao clima de encerramento da marca.
Grandes perfis noticiaram e descreveram como estava o clima no desfile, a “Vogue” francesa comentou: “Gabriela Hearst apresentou seu último desfile para a Chloé hoje. Sua temporada de Primavera-Verão 24 teve trilha sonora de samba, horando suas origens latino-americanas, enquanto os looks destacavam a perspectiva sustentável da etiqueta.” Já a revista “WWD” afirmou que o último desfile de Gabriela Hearst foi em clima de celebração.
Foto Destaque: Gabriela Heast e Bateria da Mangueira no desfile da Chloé. Reprodução/Gshow