Blusa polo: 90 anos de classe e reinvenção

Maria Antonia Soares Por Maria Antonia Soares
7 min de leitura

O ano de 2023 marca o aniversário de nove décadas da grife Lacoste. Ela surgiu a partir da criação do tenista René Lacoste que, em 1926, cortou as mangas da tradicional camisa de manga comprida usada com gravata como uniforme naquele esporte. Ele se inspirou nos suéteres usados por jogadores de polo desde o século XIX, com colarinho para proteger o pescoço do sol.

A blusa de Lacoste, mais confortável para a prática do esporte, foi rapidamente imitada por outros jogadores, até que, em 1933, o atleta fundou sua marca de roupas e passou a comercializar o modelo. A blusa polo, hoje uma peça de roupa tradicional e comum ao redor do mundo, tornou-se também símbolo de outra grife.

Em 1972, a Ralph Lauren lançou sua versão da blusa polo, que se tornou a peça mais tradicional da marca – e teve importância relevante para que Ralph Lauren se tornasse sinônimo de sofisticação e do estilo “engomadinho”.


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Não à toa, a grife comemorou os 50 anos do lançamento de sua primeira polo em grande estilo. O aniversário foi marcado pelo lançamento do livro “Ralph Lauren’s Polo Shirt”, de 544 páginas, com fotos e histórias da peça. Junto a isso disso, um outdoor em 3D foi colocado na praça Piccadilly Circus, em Londres, na Inglaterra. A proposta era que ele desse aos pedestres a sensação de estar passando as páginas do livro.

A Lacoste, neste ano, também comemora os 90 anos do lançamento do modelo. A coleção Polo Franchise 2023 trará novas versões da clássica camisa pólo em quatro modelos: o tradicional, chamado de L.12.12, a Smart Polo, de corte mais justo, a Movement Polo, que é mais leve e contém elastano, e a Tennis Polo, de material tecnológico, projetada para atividades físicas.

Além das novidades da indústria, as redes sociais também contribuem para a manutenção da blusa polo em alta. O estilo “old money” viralizou no TikTok e no Instagram, e se refere ao visual adotado por famílias ricas e tradicionais – que inclui, evidentemente, o modelo de colarinho marcante. Em março, a blusa polo chamou atenção novamente na internet ao ser usada por Rihanna e Hailey Bieber.


Rihanna e Hailey Bieber com o suéter polo da Loewe. Reprodução: Getty Images


Ambas vestiram um modelo da Loewe, vendido por US$991. Enquanto a cantora encurtou a blusa e realçou a barriga de sua segunda gravidez, a influenciadora e fundadora da Rhode Cosméticos completou o look com uma jaqueta de couro grande.

Foto Destaque: Jogadoras de tênis com blusas polo da Lacoste. Reprodução: @lacoste

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