Conheça a tendência que é febre no TikTok: o Fuzzy Effect

Beatriz Mattos Por Beatriz Mattos
3 min de leitura

O Tiktok é uma rede social de vídeos que está muito popular entre o jovens. E ela é uma grande aliada do mundo da moda, já que consegue nos mostrar as tendências que estão sendo mais utilizadas pelos usuários.

Mas nem toda tendência começa no tiktok… O mohair é um tecido caro e difícil de ser encontrado, produzido através do pelo da cabra angorá e  se assemelha à uma lã. Ele foi febre na década de 70, sendo utilizado pelo estilo punk. Depois nos anos 80, esteve em alta de novo por conta da atriz  Nastassja Kinski, que utilizou o tecido durante seu papel no filme “Paris Texas”. E foi utilizado pelos grunges, nos anos 90.


Cardigan feito de mohair (Foto: Divulgação/Ralph Lauren)


O sucesso atual dos produtos feitos por esse tecido se deu pelo designer Francesco Rizzo Marni, que em 2019 o utilizou para compor parte da sua coleção masculina, da marca Marni. Agora, com o uso do Tiktok em alta, a estética voltou e está sendo utilizada por muitos fashionistas e celebridades, como é o caso da Hailey Bieber, que posou utilizando um Nong Rak, o ator brasileiro, João Guilherme, apareceu utilizando um suéter da  UMS458 e Felipe Fanaia, e o cantor Jung Wooyoung, que usou um Marni.


Hailey Bieber utilizando bucket hat de mohair (Foto: Reprodução/FFW)


Diversos produtos comeraçam a serem fabricados a partir do mohair, como buckets hats, gorros, cardigams, suéters, luvas, e até mesmo biquínis tecidos manualmente.  E grandes marcas como a Fendi, Bottega Veneta, Saint Laurent, Ralf Simons e Ricks Owens já adicionaram  a tendência nas suas últimas coleções, principalmente com o inverno do hemisfério norte se aproximando. 

Com as denúncias de extração ilegal e maus tratos as cabras angorá feitas pela organização People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), o tecido ficou ainda mais difícil de ser encontrado. Com isso, muitos optaram trocar o tecido de fibra natural, pela fibra sintética, que dava o mesmo resultado macio e fofinho, sem se envolver com polêmicas – como foi o caso de marcas como a Zara e a GAP.

 

Foto de capa: Meninas utilizando roupas feitas de mohair / Foto: Pinterest.

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