Extremamente conhecida pelas peças inusitadas, a marca espanhola Loewe foi eleita como a mais desejada do momento, de acordo com um relatório divulgado pela Lyst, plataforma que analisa produtos e marcas mais relevantes da indústria de luxo quatro vezes ao ano. Para quem não costuma acompanhar as tendências e novidades do mundo da moda, o título pode parecer um “hype” repentino, mas a verdade é que a marca, mesmo pouco conhecida quando comparada a outros nomes de peso, como Dior, Chanel e Gucci, é uma das mais marcas de maior tradição da Espanha, recebendo, inclusive, o apelido de “Hermès espanhola”.
História da Loewe
A marca foi fundada em Madrid, no ano de 1846, por dois artesãos que confeccionavam artigos em couro e camurça. O nome Loewe, de origem germânica e que significa “Leão”, foi uma adição tardia, em 1872, após o mercante alemão Enrique Loewe Roessberg se juntar aos fundadores.
Em 1905, a Loewe recebeu o selo de fabricante oficial da coroa real da Espanha. Figuras ilustres se tornaram clientes da marca, como as atrizes Ava Gardner e Sophia Loren.
A primeira coleção “prêt-à-porter” (“pronta para vestir”, em português) foi lançada em 1965, mas foi durante a década de 70 que a marca consolidou fama nacional e recebeu elementos cruciais, como a logo desenhada por Vicente Vela, um anagrama de 4 “Ls” entrelaçados. Em 1996, o grupo LVMH, que também é dono de marcas como Louis Vuitton, Dior, Givenchy e Fendi, adquiriu a Loewe.
Loewe na atualidade
A partir de 2013, Jonathan Anderson foi apontado como diretor criativo da marca, e com sua visão mais moderna, relançou modelos antigos e abriu espaço para criações modernas e criativas. No entanto, foi após a pandemia de Covid-19 que as coleções começaram a receber atenção da mídia.
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Com peças inspiradas na arte surrealista, a Loewe encontrou o perfeito equilíbrio entre designs inusitados e desejáveis: entre os itens mais famosos, estão os pixelados, bolsas em formatos diferentes, como um elefante, sapatos de saltos com itens inesperados como, ovo, esmalte e pincel de maquiagem.
Mas, para quem prefere o simples e o clássico, a marca também conta com alfaiatarias e peças mais sóbrias, como uma regata branca e bolsas icônicas lançadas ainda nos anos 70. A Loewe tem ganhado cada vez mais espaço entre as grifes renomadas do mercado, consolidando seu posto como marca mais desejada.
Foto destaque: Loewe é eleita a marca mais desejada do momento. Reprodução/Vogue.