A moda e arte são espelhos, se complementam. E em ambas o contexto vivido se reflete nas criações. Seguindo um panorama global, os últimos anos foram um caos, marcados por inúmeras crises. Dessa maneira, já é possível observar a adoção de uma estética mais caótica por parte dos jovens e também de algumas marcas luxuosas. Assim, tudo indica que o surrealismo está entrando em um nova era.
Modelo usando look criado pela IA em desfile da Collina Strada (Foto: Reprodução/Instagram/@colinnastrada)
Grandes marcas e tendências
Em 2021, a WGSN, hub que prevê tendências de consumo, estilo de vida e design de produtos, identificou a cultura do caos justamente como uma tendência. Desde então, principalmente em 2023, ela tem se intensificado, seja por conta do aumento do niilismo ou da valorização do extravagante sintetizado com o abstrato.
Se alguns anos atrás chamar atenção estava fora de moda, atualmente é exatamente a intenção e isso tem se traduzido no mundo da moda, se materializando em confecções não convencionais. Dentre elas, as bolsas enormes da Jaquemus, as botas diferentes da MSCHF e até a inteligência artificial está sendo incorporada à isso, como no desfile recente da Collina Strada, no New York Fashion Week. Além disso, Schiaparelli e Balenciaga se inspiram no movimento artístico, o surrealismo.
Surrealismo à brasileira
A nova marca brasileira Otti, nascida no Rio de Janeiro, explora as bolsas de luxo de maneira criativa. O DNA desta está na identidade visual exagerada mesclada à presença de muitas cores, como um sonho do pintor espanhol Salvador Dalí, grande nome do movimento artístico denominado surrealismo. Criada por Nina e Peter Gaul, a marca também trabalha com a IA na criação das peças, estampas e conteúdos digitais. Grande exemplo de como a inteligência artificial pode impactar positivamente a indústria da moda.
Nina, uma das criadoras da marca brasileira, compartilha que não tem uma outra marca de acessórios no mundo como a Otti.
Foto destaque: Marca brasileira Otti utiliza da IA para divulgar uma bolsa (Foto: Reprodução/Instagram/@otti.com.br)