Com o passar do tempo, é comum ver tendências da moda de décadas atrás retornarem com tudo. Sejam estilos com mais de 100 anos ou até mesmo roupas que eram legais na nossa infância. O fato é que, uma das peculiaridades na moda é a sua característica em ser dinâmica e nos dar a liberdade de misturar estilos antigos com novas descobertas. Para mostrarmos através dela a nossa personalidade e essência.
E pra celebrar o vintage no dia a dia, seguem algumas tendências da moda que voltaram nos dias atuais para você se inspirar!
Ombreiras
Ombreiras nos anos 80. (Foto: Reprodução/ Fashion Bubbles)
Vamos começar com essa bomba que já foi temida por muita gente e passou a ser vista como algo brega e que tinha ficado lá nos anos 80. Acontece que o significado da peça vai muito além de um simples acessório: elas passam segurança e confiança, podemos sentir que estamos preparadas para vencer os desafios do dia a dia quando as vestimos. Sem contar que elas trazem uma elegância a mais pro look, não é mesmo?
Ombreiras usadas atualmente. (Foto: Reprodução/ UOL)
Cintura alta e baixa
Cintura alta nos anos 80. (Foto: Reprodução/ Pinterest)
Cintura alta usada hoje em dia. (Foto: Reprodução/ Pinterest)
A primeira já voltou há mais tempo, mesmo assim, ela veio pra quebrar os anos em que as calças de cintura baixa reinavam em nossos guarda-roupas. E que, com o tempo, trouxeram algumas deformações para corpos de muitas mulheres. Ainda, assim como as ombreiras, as peças de cintura alta trazem elegância e sofisticação para a mulher, já que valorizam a cintura.
Cintura baixa nos anos 90 e 2000. (Foto: Reprodução/ Lilian Pacce)
Cintura baixa voltou a ser usada. (Foto: Reprodução/ Dicas de Mulher)
Por outro lado, a calça de cintura baixa voltou também, mas agora repaginada. Já que o nosso olhar sobre a combinação de peças mudou e você pode usá-la sem medo de se sentir insegura ou desconfortável com seu corpo.
Minissaia
Minissaia nos anos 60. (Foto: Reprodução/ Glamour)
E essa peça que além de muito charmosa tem uma história super interessante? A minissaia representou nos anos 60 todo um espírito de juventude pós Segunda Guerra Mundial e a contracultura, com a segunda onda do feminismo e a contestações de valores conservadores da época.
Minissaia usada hoje em dia. (Foto: Reprodução/ Wikipedia)
Midi
Midi clássico. (Foto: Reprodução/ Juliana Lago)
Em contraposição, o midi também agrada muitas mulheres que querem apostar em algo clássico e romântico. Impossível não vestir uma peça dessas e se sentir a própria Audrey Hepburn!
Saias Midi usadas hoje em dia. (Foto: Reprodução/ Pinterest)
Calças Wide
Calças no estilo anos 90. (Foto: Reprodução/ Vintage Everyday)
Essas calças fizeram muito sucesso nos anos 90, mas voltaram com tudo no começo desta década.
Calças wide usadas atualmente. (Foto: Reprodução/ VK Moda Plus Size)
Salto Plataforma
Saltos plataforma nos anos 70. (Foto: Reprodução/ Universo Retrô)
Essa tendência é muito lembrada pelos anos 70 e todo o glamour e efervescência das discotecas. Mas o que muita gente não sabe é que e o sapato plataforma foi criado na década de 30 e se tornou um resgate da moda 40 anos depois! Agora ele volta mais uma vez como uma opção de estilo.
Saltos plataforma hoje em dia. (Foto: Reprodução/ A Gazeta)
Bônus: moda vitoriana
Moda Vitoriana. (Foto: Reprodução/ Tumblr)
Filme “A Jovem Rainha Vitória”. (Foto: Reprodução/ Tribute.ca)
Moda da época. (Foto: Reprodução/ Fashion Bubbles)
Essa tendência tem suas raízes lá no Reino Unido, durante o reinado da Rainha Vitória (1837-1901). Naquela época, as roupas femininas tendiam a ser mais conservadoras, tanto que não era adequado para as mulheres deixarem os cotovelos, tornozelos ou o colo à mostra, exceto em bailes. Obviamente, o que voltou não são essas exigências, e sim a beleza das mangas bufantes e de um toque clássico no seu look.
Mangas bufantes. (Foto: Reprodução/ Arquitetando Estilos)
Vestidos com mangas bufantes. (Foto: Reprodução/ DMS Boutique)
Estilo Vitoriano adptado aos dias atuais. (Foto: Reprodução/ Pinterest)
Vestido longo com mangas bufantes. (Foto: Reprodução/ Pinterest)
Moda vitoriana em camisetas. (Foto: Reprodução/ Pinterest)
Foto destaque: David Bowie, ícone da música. Reprodução/Pinterest