A moda está presente na política desde há muito tempo permeando muitos cenários e figuras diferentes. Famosos como a princesa Diana está entre uma das maiores influências, até mesmo para a geração Z, evidenciando a importância das figuras públicas e das marcas que carregam ao vestirem e estarem expostas à sociedade como influenciadores políticos.
Rosângela Lula da Sila, mais conhecida como Janja, mostrou como a política e a moda andam lado a lado. Nesta segunda-feira, 13, a futura primeira-dama escolheu um look de blazer branco acompanhado de uma saia midi verde-oliva para a diplomação de Lula, ambos de estilistas e marcas nacionais.
Lula e Janja (Foto: Reprodução/RicardoStuckert/Instagram/JanjaLuladaSilva)
A marca utilizada para a ocasião é comandada pelo estilista Airon Martin, da grife Misci, na qual foi apresentada no São Paulo Fashion Week, complementada pela marca Neriage, de Rafaella Caniello. Janja já foi vista também, em outras ocasiões com roupas da marca Misci, como em sua entrevista no programa televisivo Fantástico, mostrando sua aproximação com a moda nacional brasileira e como possui um papel importante diante do cenário em que ela está inserida.
A moda e a política estão juntas desde o material e a forma em como peças de roupas, acessórios e outras vestimentas são produzidas, bem como o modo de expressar posições políticas através da sua roupa. Outras figuras políticas, como Kamala Harris e Lady Gaga durante a diplomação de Joe Biden em 2021, no qual vestiram peças ímpares e que chamaram a atenção da cena da moda internacional, são exemplos da complementariedade dessas duas atividades.
Ao que podemos acompanhar, Janja representará de forma significativa a moda brasileira, exaltando estampas, modelos de vestimenta e figuras independentes do cenário da moda nacional, mesmo que roupas de grifes e cotadas com valores altos, mas que trará uma essência do nosso país, com uma tentativa de exaltar nossa identidade.
Foto destaque: Janja em evento de diplomação de seu marido, presidente Lula. Reprodução/Twitter Janja Lula da Silva.