Karl Lagerfeld: conheça a história de um dos mais longevos diretores criativos

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
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Karl Lagerfeld é principalmente conhecido por ter um dos reinados mais longevos à frente de uma maison de luxo: foram 36 anos na direção criativa da Chanel e 55 na Fendi. O estilista, nascido em Hamburgo, Alemanha, faleceu em 19 de fevereiro de 2019, em Paris, e deixou um dos legados mais marcantes da moda contemporânea.

À frente de marcas como Fendi e Chanel, o estilista alemão deixa uma marcante herança. Lucas Assunção, da Vogue Brasil, conta um pouco da trajetória do estilista.

Apesar de nunca ter revelado certamente o ano de seu nascimento, Lagerfeld foi nascido em Hamburgo em 1933 e aprendeu a desenhar no Lycée Montaigne, em Paris, depois que sua família se mudou para a França. Quando venceu o prêmio de melhor casaco no concurso do International Wool Secretariat em 1954, foi imediatamente contratado como assistente de Pierre Balmain” conta Lucas. 

O estilista alemão teve temporadas na Jean Patou e em 1966 se tornou designer da Chloé, tornando a marca uma das mais proeminentes dos anos 70 e o kaiser, um dos nomes mais influentes da geração” continua.

Durante esse período, Karl foi contratado pela Fendi para revigorar sua linha de peles, marca onde foi o responsável pela criação do logotipo de FF invertido, além de uma série de outros itens, onde ele permaneceu como diretor criativo até falecer.


Desfile da última coleção de Lagerfeld para a Chanel. Foto: reprodução/Getty Images


Karl Lagerfeld se tornou diretor criativo da Chanel em 1983, cuidando do prêt-à-porter, alta costura e acessórios da maison de Coco Chanel. Como sucessor da grande inovadora (morta em 1971), ele revitalizou os códigos da marca e atraiu uma nova geração de clientes nesse processo. Ele repaginou a silhueta da Chanel, uma marca considerada quase morta à época, tornou as saias menores e mais apertadas e diminuiu os acessórios. Apesar das controvérsias, foram esses movimentos que consolidaram o estilista à frente da etiqueta.”

Lagerfeld se tornou um ícone por si só, suas golas engomadas, óculos opacos, luvas sem dedos e rabo de cavalo branco se tornaram tão marcantes que no ano seguinte, o designer criou, paralelamente à seu trabalho na Chanel e na Fendi, a sua marca homônima”, conta Assunção.

Foi no dia 5 de março de 2019, que sua última coleção para a Chanel antes de sua morte foi desfilada. Com o tema sobre ski’s e outros esportes de neve, incluiu um momento de silêncio em homenagem ao alemão, que nunca quis nenhum tipo de funeral.

Foto de capa: Karl Lagerfeld e sua menina dos olhos, a gatinha Choupette Lagerfeld. Reprodução/Pierre et Gilles

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