Repetir roupa pode ser considerado como gafe por algumas pessoas, ainda mais quando se trata de celebridades. Pessoas famosas, da elite, são muito observadas também pelo estilo, todos querem ver o que estão vestindo as celebridades, pelo fato de serem uma referência do que está em alta na moda, e quando uma delas veste a mesma roupa que usou em outra ocasião, vira até notícia.
Até para pessoas não famosas, quando repetimos uma tal peça por várias vezes, costumam até a haver comentários, mas afinal, de onde vem isso? Como disse Ana Maria Braga: “Se não vale repetir roupa, não vale nem comprar!”, porque se a roupa está boa para uso, de onde que repeti-la seria uma gafe?
Meghan Markle grávida de seu primeiro filho(Foto:Neil Mockford/GettyImages)
Na foto acima, podemos ver Meghan Markle usando um casaco vermelho com um vestido roxo, cor que está super em alta, e que posteriormente ela usaria novamente.
Meghan Markle(Foto:Karwai Tang/GettyImages)
Estamos vivendo em uma sociedade altamente consumista, sempre querendo algo novo que provavelmente nem vamos usar mais de uma vez, é o que tem acontecido com as tendências. As tendências estão surgindo e indo embora com uma velocidade nunca vista antes, com tendências que nem vamos lembrar que existiu daqui uns meses, e mesmo sabendo disso, as pessoas compram. Passando longe do consumo consciente, a indústria da moda é uma das mais poluentes que existem no mundo, as marcas fast fashion ainda são predominantes, mas algo parece estar mudando.
Cada vez mais pessoas estão questionando hábitos e práticas, como esse de não poder repetir uma roupa, se perguntando sobre o destino de todas essas roupas que são descartadas, porque se as tendências estão cada vez mais rápidas, o que acontece com todas aquelas roupas produzidas em massa que não foram compradas? Cada vez mais a sociedade está se perguntando sobre a ética das empresas, sobre como é as condições de trabalho e como estão tentando preservar o meio ambiente.
Essa preocupação e questionamento é essencial, porque se nós não mudarmos a forma como consumimos, como esperar que as empresas mudem? Repetir roupas é um ato altamente consciente, e não tem nada mais em alta do que a moda consciente e sustentável. Afinal, se até mesmo celebridades como Ana Maria Braga, Kate Middleton, Megahn Markle, estão usando a mesma roupa, porque não podemos?
Foto destaque: Ana Maria Braga rapetindo o look em seu program.Reprodução/Globo