Piet | Oakley: um marco para o streetwear brasileiro

Maria Luiza da Silva Por Maria Luiza da Silva
5 min de leitura

Uma coleção que fala sobre a influência, bem como a importância da Oakley nos pilares do streetwear brasileiro.” Assim é descrita a collab entre Piet e Oakley, as duas são referências quando pensamos em streetwear, a primeira é nascida no Brasil, mais especificamente na metrópole brasileira, São Paulo, focada no “estilo da rua”, e a segunda é norte-americana, tem como carro chefe os óculos e itens esportivos.

A coleção Piet | Oakley chegou no começo de dezembro, traz consigo 20 itens, entre eles acessórios, como mochilas e óculos, peças de vestuário e sapatos, e está disponível tanto para vendas físicas quanto online.

Ao passo que novidades surgem, como as botas Flak 1.0 e o óculos Frogskin, temos também releituras de peças clássicas como o Vest e estampas tradicionais das marcas, como Skull, Metal Icon e Thermonuclear Protection. Isso diz muito sobre as duas linhas nas quais a coleção foi divida: Future, o futuro, os netos, e Heritage, o passado, os avós.

A linha Future, com detalhes tecnológicos e ares futuristas, constrói uma referência a geração amante da Oakley, os netos, porém fazendo menção a peças antigas da Piet em uma releitura disruptiva. 

Quanto a Heritage, a proposta é remontar os looks dos avós, como se as peças tivessem sido herdadas. Isso se dá com camisetas com marcas de uso, em pequenos toques de desgaste dos anos ou rasgos construídos intencionalmente, além da predominância da modelagem oversized. 


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This is not a collaboration. It’s a milestone.” (Isso não é uma colaboração. É um marco), afirmou a Piet em suas redes sociais. Com identidade visual forte e pesada é isso que a Piet | Oakley busca trazer, explorando de maneira nova o streetwear brasileiro, característica que também foi extremamente trabalhada durante a promoção da coleção. 

A marca paulista contou que para trazer brasilidade para o projeto foi realizada uma viagem no tempo na história da parceira americana no Brasil, construindo um recorte dos anos em que a marca teve seu boom aqui, por volta dos anos 90 a 2000. Pedro Andrade, diretor criativo da Piet, endossou o poder e a força da Oakley no país, além de relembrar sua relação com a mesma quando era garoto. Ele ainda afirmou que para entender o streetwear brasileiro é necessário entender a importância da Oakley na representatividade e difusão desse estilo em nosso país.

Foto Destaque: Piet | Oakley. Reprodução/Piet

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