‘Quiet Luxuty’ ou ‘Luxo silencioso’ é o novo conceito de moda que se baseia na utilização de peças mais minimalistas, de qualidade maior e mais duráveis, possibilitando maior proporção na conscientização de sustentabilidade.
Marcas de luxo se distanciam da moda fast fashion
Cada vez mais desconsiderada pelos consumidores, a moda ‘fast fashion’ está atrelada à alta rotativa de peças consideradas descartáveis e, em contrapartida, não se adequa aos meios de produção sustentáveis.
A estrategista sênior da empresa líder em tendências de comportamento e consumo (WGSN), Sofia Martellini, revela que as marcas de luxo aderem o conceito de luxo silencioso para se distanciar de complicações provindas do mercado fast fashion, além de evitar o encerramento de ciclos veloz de tendências, originando assim, mais valorização de peças que perduram por uma quantidade de tempo maior, oferecendo itens mais duráveis em qualidade e estética. Ainda segundo Sofia, a aderência ao conceito por essas marcas resulta em justificativas para os altos valores propostos aos produtos com a premissa de que se paga mais por algo melhor e se compra menos.
A estrategista ainda expõe que sempre existiu consumidores do mercado de luxo que prezam por menos ostentação e que preferem a qualidade durável de todos os produtos que adquirem “e na medida que o consumo consciente ganha força, esses dois consumidores continuarão a ser um nicho cada vez mais importante no mercado”, diz Sofia.
Luxo silencioso pode influenciar no consumo de mercado. (Foto: Reprodução/CorreioBraziliense)
Conscientização econômica e o luxo silencioso
Segundo a diretora executiva do site ‘Garotas Estúpidas’, Nelize Dezzen, o mercado de luxo silencioso segue apenas determinado em exclusividade e ressalta que não há conscientização entorno do conceito sobre sustentabilidade e consumo consciente. Nelize afirma que o consumidor está cada vez mais preocupado no que gasta o próprio tempo e dinheiro, e que existe mais atenção por parte do comprador em aderir peças com maior durabilidade, mas que boa parte da população não possui condições de comprar uma regata básica de marcas de luxo com preços exorbitantes.
Foto destaque: Quiet Luxury é o novo conceito de moda. Reprodução/Vipelle