Após cerca de 49 anos, a maison Saint Laurent voltou ao prédio original de alta-costura da grife, na Rue Spontini, em Paris, onde Yves Saint Laurent se instalou de 1961 à 1974.
A marca alugou o espaço, de acordo com o site WWD, que teve membros da família do estilista como donos nos últimos anos. Mesmo o motivo da locação não ter sido revelado ainda, a maison já está usando a rua, como nas fotos da última coleção de outono-inverno masculina, em que é possível ver uma placa atrás do modelo em uma das fotos.
Modelo veste coleção outono-inverno da Sain Laurent. (Reprodução/Vogue Runway)
O imóvel na Rue Spontini, que tem quatro andares e tem janelas altas e amplas no segundo e no último andar, costumava ser sinônimo da Alta Costura de Yves Saint Laurent, mesmo ele se aprofundando no Pronto-Para-Vestir ao abrir a primeira loja de Ready-to-Wear, localizada na Rive Gauche.
Também na última semana de moda masculina em Paris, o diretor criativo Anthony Vaccarello apresentou uma coleção inspirada nas peças majoritariamente pretas e com modelagem clássica de Yves Saint Laurent.
A princesa Ana, a Baronesa de Rothschild, Roland Petit, Zizi Jeanmaire, Geneviève Fath e Françoise Sagan foram alguns dos convidados para ver a primeira coleção de alta costura da Saint Laurent, após ter sido sucessor de Christian Dior na Dior.
A atriz Catherine Deneuve conheceu o estilista na Rue Spontini quando levou uma foto da última coleção até então, que Yves aceitou faze-la para a francesa. Catherine relembrou que a roupa brilhosa marcou uma longa parceria profissional e amigável.
O caricaturista francês Jean-Louis Forain (1852-1931) morou no espaço, antes de Saint Laurent se tornar dono do espaço. Em 1974, o diretor criativo unido ao Pierre Bergé moveu a casa da Alta Costura da marca se mudou para o hotel na 5 Avenue Marceau. A casa foi fechada quando Yves se aposentou, em 2002, logo, o local foi transformado no Museu Yves Saint Laurent Paris.
Foto destaque: Antiga casa de Alta Costura da Saint Laurent na Rue Spontini. Reprodução/Wikimedia Commons