A marca de beachwear Sau estreou na São Paulo Fashion Week, na quarta-feira (8), com sua coleção “Pulsação”. A dupla Marina Bitu e Yasmin Nobre homenagaram o escultor e desenhista Sérvulo Esmeraldo (1929-2017) no desfile que ocorreu no Komplexo Tempo, na Mooca, em São Paulo.
O desfile
A coleção de Marina e Yasmim fez referências claras ao trabalho de Sérvulo, com vestidos com cortes e formas geométricas que inspiram a ilusão de ótica. O escultor é conhecido por suas obras repletas de cores intensas, movimento e utilização de luz e sombras, características que foram entregues na coleção “Pulsação” de Sau. Além disso, é possível observar referências a marca homônima de Marina Bitu, que aparece nos cortes ondulados dos vestidos e conjuntos bordados.
A viúva de Sérvulo, Dodora Guimarães, falou sobre o trabalho de seu marido e como o escultor foi importante para inserir Fortaleza e o Ceará no mapa da arte. “O artista das esculturas monumentais que colocou Fortaleza na rota da arte contemporânea internacional imprimiu ao seu trabalho elementos marcantes do Ceará, como a luz, definidora dos seus sólidos geométricos; e a linha, que fundamenta toda a sua obra”, relata a viúva. Dodora também deu apoio, através do Instituto Sérvulo Esmeraldo, a Marina e Yasmin para que o desfile pudesse acontecer.
A coleção é composta de 27 looks que variam entre bodies, biquínis, vestidos e quimonos sobrepostos em camadas. Também foi destaque as estampas digitais sobre cetim de seda e os bordados manuais de canutilho sobre cambraia de linho.
Sobre a marca
Sau foi fundada em 2021 com a união das cearenses Marina Bitu e Yasmin Nobre. Em entrevista para FFW, Yasmin conta sobre o surgimento da marca ser devido a uma demanda pessoal das duas: roupas que as fizessem ficar confiantes para usar à beira-mar. “A marca começou em 2021 através de um desejo meu e da Marina de nos sentirmos mais femininas e confiantes nas nossas experiências entre ondas! Nós duas temos o mar como refúgio e queríamos vestir peças que unissem design e funcionalidade para experienciar esses momentos de escape da rotina acelerada. O mar e o feminino, desde o início, são o nosso ponto de partida e de chegada”, explica a gestora.
Com designs inusitados do beachwear, as duas mostram na passarela do SPFW uma versão moderna da moda praia, repleto de recorte, sobreposições e muita fluidez.
Foto destaque: desfile da Sau no SPFW N56. (Reprodução/Agência Fotosite/Glamour)