Antes mesmo de se tornar uma referência mundial ao assumir o papel de primeira-dama dos Estados Unidos da América (2009 – 2017), Michelle LaVaughn Robinson se consagrou como uma figura admirável em diversos movimentos sociais que buscaram se fundamental nos direitos humanos e na luta pela justiça no mundo inteiro.
As mobilizações de Michelle tiveram início ainda na sua juventude, em meados dos anos 80, quando ela ingressou na faculdade de sociologia da Universidade de Princeton, em Nova Jersey. No campus, Michelle já atuava em cima de pautas raciais e da luta pelos direitos civis, e posteriormente, quando teve a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos nas ciências sociais aplicadas, não pensou duas vezes.
{slide}
Logo depois da faculdade de sociologia, Michelle graduou-se em direito pela Universidade de Harvard, uma das mais renomadas do planeta. E foi então, enquanto atuava na área jurídica, que conheceu Barack Hussein Obama. Em 1992 eles se casaram e juntos construíram uma carreira que revolucionou não apenas a política norte-americana, como também a conjuntura internacional.
Com a vitória do marido em 2008, Michelle Obama, já primeira-dama, expandiu sua atuação nos mais diversos âmbitos da estrutura sócio-política. A advogada, companheira do primeiro presidente negro dos EUA, foi muito bem apreciada pela população. Além disso, ganhou ainda mais destaque entre o público devido ao fato de causar impacto pela aparência impecável nos encontros políticos e nos demais eventos.
Na maioria das vezes, Michelle Obama chamava mais atenção do que o próprio presidente. Ela se tornou referência para diversas mulheres no mundo inteiro e foi, também, assunto de inúmeras matérias de sites e revistas. A advogada protagonizou uma série de biografias e documentários dignos de best sellers.
Abaixo, veja alguns eventos em que Michelle Obama marcou presença com looks icônicos e provocou os elogios dos fãs:
Primeira posse de Barack Obama
Na posse do primeiro mandato do ex-presidente Barack Obama, em 2009, Michelle chamou atenção pela escolha das vestes adotadas para a tão aguardada cerimônia. Ela exibiu uma peça exclusiva, que foi construída por três estilistas diferentes. O vestido foi produzido pela estilista cubana Isabel Toledo e o cardigã pela francesa Nina Ricci. Já os sapatos verdes usado pela dama foi uma peça da companhia Jimmy Choo.
Jantar com Elizabeth II
Para um jantar ao lado da falecida Rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham, Michelle Obama optou por algo mais singelo. A primeira-dama apostou em uma peça lisa, mas com detalhes, da grife Tom Ford. Como se já não estivesse causando o suficiente, ela complementou o look com luvas brancas, que fazem referência à maneira elegante com que uma pessoa deve se portar em locais sagrados e exclusivos.
Posse de reeleição
Já na comemoração do segundo mandato do presidenciável, Michelle pôde expressar, através do look, a sua evolução passados quatro anos de uma vida na política de uma das maiores potências do mundo. A composição do modelo utilizado pela primeira-dama resgatou empoderamento, força e ousadia.
Jantar com lideranças chinesas
E, mais uma vez, Michelle Obama provou que qualquer peça vestida por ela se torna impossível de ser básica. Até mesmo um vestido preto chamou a atenção dos paparazzi que estavam por perto. O modelo sereia com detalhes simples e calda controlada resplandeceram a elegância e o charme da advogada.
Para fechar com chave de ouro
E na despedida da Casa Branca, Michelle levou a imprensa à loucura com o look prestigiado no jantar de encerramento do mandato de Obama na presidência dos Estados Unidos, em 2016. Com o Versace usado pela ex-primeira-dama, ela estaria prontíssima para desbravar um evento de Hollywood ou até mesmo para apreciar a apresentação de um Oscar.
Foto Destaque: 5 looks icônicos de Michelle Obama. Reprodução/Vogue.