Veja a evolução fashion de Taylor Swift ao longo de sua carreira

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
5 min de leitura

Além da sua marca já registrada na indústria musical, a cantora e compositora de 33 anos – Taylor Swift, também pode ser considerada uma grande referência fashion, seja para outros artistas/celebridades ou para seus fãs.

Aplicando a verdadeira fórmula de uma cantora pop, Taylor segue a estética das diferentes eras, ou seja, mudanças em sua identidade visual como artista a cada trabalho lançado. Com isso, é nítido perceber sua evolução de uma cantora country adolescente para uma popstar mundial.

Começo da carreira


Algumas roupas utilizadas por Taylor durante seus 4 primeiros álbums (Foto: Reprodução/1° imagem: Denise Truscello/Wirelmage; 2°,3° e 4° imagem: Gettyimages/Billboard/MontagemCanva)


Em 2006, com apenas 16 anos, Swift lançou seu primeiro trabalho intitulado “Taylor Swift”. Com composições melancólicas sobre primeiro amor e coração partido, a estética da cantora possuia bastante elementos do gênero country como: botas de cowboy, vestidos românticos e assimétricos, além de seus longos cabelos cacheados.

Já nos álbuns “Fearless” e “Speak Now”, era possível ver roupas mais brilhantes de franjinhas/lantejoulas ou até trajes de gala para as performances. Nos pés, as botas permaneceram fortes no visual da cantora. No entanto, agora tinham canos mais altos e eram de couro.

Em 2012, o disco “Red” trouxe uma estética extremamente vintage com shorts de cintura alta, vestidos rodados e cabelos lisos com franja. Além disso, foi durante esta era que surgiu uma das marcas mais emblemáticas de Taylor – o batom vermelho. Nos palcos, a turnê era recheada de conceitos teatrais, os quais inspiravam Taylor a usar roupas com uma estética circense (destaque para as cartolas).

Transição do country para o pop


Looks referente aos álbuns 1989, Reputation e Lover (Reprodução/Christopher Polk/TAS/Getty Images/Jason Kempin/TAS18/Getty Images for TAS/Frazer Harrison/Getty Images/MontagemCanva)


“Red” marcou o início de um novo capítulo na carreira de Taylor Swift: sua entrada para o pop. Foi com “1989” que a artista se consolidou uma verdadeira diva do gênero e que, até hoje, é um de seus trabalhos mais lembrados.

Com um novo corte de cabelo e roupas com o comprimento mini, “1989” apresenta Taylor praticamente como uma nova mulher. Agora, seus looks eram mais sexys, com transparência, cor e brilho.  

Seus trabalhos seguintes – “Reputation” e “Lover” – apresentam uma grande dualidade de emoções e fases importantes para a cantora. Em 2017, acompanhado de uma estética “dark”, o visual da artista era predominantemente preto. Com muitos bodys, moletons oversized e estampas militares, “Reputation” apresentou uma Taylor que nunca havia sido vista antes.

Já em 2019, o conceito era justamente o oposto. “Lover”, mostrou uma Swift super apaixonada e feliz. Seu visual era repleto de cores, brilhos e detalhes como: borboletas, flores e arco-íris (na época, Taylor estava muito a frente também de debates sociais/políticos).

Fase indie


“Folklore” e “Evermore” foram lançadas de surpresa pela cantora em 2020 (Foto: Reprodução/Instagram/@bethgarrabrant/@taylorswift)


Em um post no Instagram, Taylor relatou que o isolamento fez com que o ato de compor músicas servisse como seu escape da realidade. Desta maneira, a loirinha lançou dois trabalhos no mesmo ano: “Folklore” e “Evermore”.

Considerado pela própria Taylor como irmãs, a estética cottagecore (ou, camponesa) esteve presente em ambas as eras. Elementos como casacos longos, peças xadrez ou com listras, cardigãs de tricô são motivos de destaque. 

Momento atual


Figurino do ato “Midnights” durante a turnê (Foto: Reprodução/Tom Cooper/TAS23/Getty Images for TAS Rights Management)


Como dito anteriormente, Taylor Swift tem se consolidado como um ícone musical cada dia mais. De dois anos para cá, a compositora lançou três regravações de seus álbuns e um disco inédito intitulado “Midnights”. A nova era é marcada por looks brilhantes, tons escuros e sapatos de plataforma  – tanto em seus shows, quanto em tapetes vermelhos – representando todo o glamour e sucesso de sua carreira. 

 

Foto Destaque: Taylor durante uma das performances da The Eras Tour. (Reprodução: Kevin Winter/Getty Images for TAS Rights Management)

Deixe um comentário

Deixe um comentário