Conheça Chemena Kamali, diretora criativa da Chloé e que trabalhou com Kamala Harris

Mari Aldemira Por Mari Aldemira
4 min de leitura
Foto destaque: Chemena Kamali em suas redes sociais (reprodução/Instagram/@chamena)

Nos últimos meses o mundo inteiro está atento ao andamento e resultados das eleições nos Estados Unidos. E a candidata do partido democrata, Kamala Harris, vice do presidente Joe Biden, é a candidata de maior probabilidade de ganhar a corrida eleitoral no país.

Logo, com todos os olhos vidrados em cada um de seus próximos passos, os looks da candidata também chamam a atenção e ganham destaque. A Chloé é uma das marcas que já trabalharam criando peças exclusivas para a Kamala, que já usa dois ternos sob medida. E Chemena Kamali foi a diretora criativa que por trás da marca também trabalhou com Harris.

Moda e política

Durante duas de suas aparições na Convenção do Partido Democrata, que aconteceram na última semana, em Chicago, a vice-presidente optou por utilizar dois ternos feitos sob medida pela marca Chloé, dirigida atualmente pela estilista alemã Chemena Kamali.

Mas então, quem é a designer escolhida responsável por criar as roupas para a possível primeira presidente mulher dos Estados Unidos? Conheça um pouco da história da estilista e diretora criativa. 

Sobre Chemena Kamali

Natural da cidade de Dortmund, na Alemanha, Chemena é formada pela Universidade de Trier, e fez mestrado na Central Saint Martins. Em entrevista para Mark Holgate na Vogue US, a estilista contou: “Quando você cresce na Alemanha nos anos 90, Karl Lagerfeld era realmente um ícone, um herói nacional, e fiquei atraída pelo que ele fez na Chloé”.

Além disso, a mesma afirmou que como parte de seu curso de graduação precisava fazer um estágio. E de todas as grandes casas de Paris, Milão e Londres, a mesma só queria ir para Chloé “(…) por causa do Karl, e também porque era o início da passagem de Phoebe [Philo] lá”, disse Kamali. 


Chemena Kamali em suas redes sociais (Foto: reprodução/Instagram/@chamena)

A mesma foi pessoalmente até a casa e conseguiu o estágio. Em 2013, retornou a casa, porém agora como diretora de design de Claire Waight Keller. Após três anos, passou para a Saint Laurent no mesmo cargo com Anthony Vacarello. Além disso, ainda trabalhou em grifes como Alberta Ferretti e Strenesse. E foi 10 anos depois, em outubro de 2023, que Chemena realizou seu sonho ao ser anunciada como diretora criativa da Chloé. Trazendo o boho como uma das tendências mais fortes de 2024, e seguindo o legado da grife, que sempre trouxe mulheres no comando da marca. 

Ainda que tão pautada, a representatividade feminina em cargos de liderança principalmente entre as grandes grifes ainda não é forte, pois as mesmas insistem em escolher homens para sua direção.“Eu adoraria ver mais pontos de vista femininos – falamos muito sobre feminilidade, mas, em última análise, o que é a feminilidade moderna hoje? Para mim, isso está ligado à energia feminina, ao seu eu feminino, a ser autêntica e confiar em sua intuição. Eu gostaria que houvesse mais disso.”, afirmou Chemena sobre o tema.