Dendezeiro fortalece laços com Viola Davis e celebra a potência da moda brasileira

Na última quarta-feira (04/06), Viola Davis esteve em São Paulo com o estilista Hisan Silva, da marca brasileira Dendezeiro, no qual Hisan é diretor criativo junto com Pedro Batalha. A foto do encontro foi postada nas redes sociais. A visita da atriz norte-americana, conhecida por sua atuação potente e ativismo racial, marca um momento simbólico […]

05 jun, 2025
Foto destaque: Hisan Silva, Viola Davis e Julius Tennon em encontro sobre a Dendezeiro.  (Foto: Reprodução/Instagram/@dendezeiro)
Foto destaque: Hisan Silva, Viola Davis e Julius Tennon em encontro sobre a Dendezeiro. (Foto: Reprodução/Instagram/@dendezeiro)
A imagem mostra o estilista Hisan Silva (à esquerda), a atriz Viola Davis (ao centro) e o ator e produtor Julius Tennon (à direita) sorrindo lado a lado em um ambiente iluminado por luz natural, com vegetação ao fundo.

Na última quarta-feira (04/06), Viola Davis esteve em São Paulo com o estilista Hisan Silva, da marca brasileira Dendezeiro, no qual Hisan é diretor criativo junto com Pedro Batalha. A foto do encontro foi postada nas redes sociais. A visita da atriz norte-americana, conhecida por sua atuação potente e ativismo racial, marca um momento simbólico para a moda brasileira, especialmente para marcas independentes que nascem em contextos periféricos e carregam um forte compromisso com identidade, cultura e representatividade. A foto do encontro, publicada nas redes sociais, repercutiu amplamente e reforçou a importância de pontes culturais entre Brasil e Estados Unidos.

“Hoje tivemos a grandíssima honra de almoçar com a incrível @violadavis, Julius Tennon e @maumotaislava, após o patrocínio da @ashe.bahia ao nosso desfile “Brasiliano 1: Filhos do sol” em 2024. Como designers pretos e brasileiros a gente celebra com muita felicidade esse encontro, entendendo que faz parte de uma longa caminhada vitoriosa para a indústria criativa. Aos poucos a gente consegue colocar no radar a grandiosidade das nossas criações. Essa conexão representa a força da união de diferentes culturas em prol da arte, não só no Brasil mas em todo mundo.”, legendou no perfil oficial do Dendezeiro.



Assim como a Gucci lançou um livro com um arquivo sobre lenços que fizeram parte da sua história e a Louis Vuitton usou o campo inglês como referência para o lançamento da nova coleção masculina para 2026, a Dendezeiro cria peças de roupa baseadas em referências brasileiras, como um filtro de barro ou um espelho laranja. Esse gesto não é apenas estético: é político. Ao tornar elementos do cotidiano em símbolos de moda e estilo, a marca promove uma valorização da cultura popular e regional, reforçando que o design pode, e deve, dialogar com suas raízes de forma inventiva e orgulhosa. A marca aponta para a necessidade de ressignificar o olhar global sobre a moda brasileira.

Encontro histórico e Moda com Identidade

“Foi incrível, ela é uma pessoa maravilhosa. Fizemos uma força tarefa para trazer um presente da marca. O Pedro ia trazer, mas o vôo dele foi cancelado. No fim, conseguimos trazer de Salvador para São Paulo com a apresentadora Pâmela Lucciola”, disse Hisan Silva, para a Glamour. Esse gesto, além de representar a admiração da marca pela atriz, reforça o caráter colaborativo e comunitário que permeia a trajetória da Dendezeiro, onde cada ação é feita com cuidado, carinho e senso de pertencimento.

A Dendezeiro é uma marca de moda baiana fundada em 2019 por Hisan Silva e Pedro Batalha, dois jovens negros e gays de Salvador. Desde o início, a marca se destacou por sua proposta agênero, inclusiva e profundamente conectada à cultura brasileira, especialmente à nordestina. A Dendezeiro nasceu com o propósito de romper os padrões tradicionais da moda e criar novas possibilidades de vestir.



Origem, propósito e o design lúdico da Dendezeiro

A Dendezeiro não é apenas uma marca de roupas; é uma plataforma de expressão cultural e social. Suas peças são pensadas para se ajustarem a diferentes corpos, com modelagens inteligentes que desafiam padrões tradicionais de gênero e tamanho. A marca utiliza principalmente algodão, apostando na sustentabilidade como um caminho natural, no qual o conforto também é valorizado.

Os diretores criativos da marca escolheram mostrar para Viola Davis e Julius Tennon (maridos e ator de Viola) peças marcantes da Dendezeiro, como as bolsas com um design alternativo e lúdico. “Escolhemos a Tatu e a Capivara para representar essa brasilidade e falar quem a gente é”, relatou Hisan. Com formas que remetem a esses animais típicos da fauna brasileira, as peças representam o espírito da marca, inventivo, afetivo e enraizado. Essas bolsas extrapolam a função de acessório e se tornam também uma forma de comunicar origem, cultura e orgulho.



Ashé Bahia é a produtora de Viola Davis e Julius Tennon que enfoca a produção estética e cultural do estado, e a Dendezeiro faz parte desse projeto desde 2024. “A Dendezeiro funde perfeitamente a herança regional com a moda vanguarda, aproveitando as raízes familiares dos fundadores para remodelar a narrativa desta região brasileira essencial. Em Ashé Bahia, temos muito orgulho de apoiar esses criativos incríveis. Não deixe de conferir a incrível coleção.”, disse Viola no Instagram.

Mais notícias