A grife francesa Dior anunciou que seu próximo desfile Cruise 2025 será no dia 3 de junho, nos jardins Drummond Castle, na Escócia. O castelo é famoso por ter sido cenário de filmagem de várias produções, como a série “Outlander” e o filme “Rob Roy – A Saga de uma Paixão”. Dior promete uma viagem ao futuro da marca mas com aspectos que destacam o século XVI, época em que o castelo foi construído.
Dior na Escócia
O Cruise 2025 não é o primeiro evento da Dior que será sediado na Escócia. Em 1995, a grife utilizou o Gleneagles Hotel, localizado em uma região próxima ao castelo Drummond, para realizar um baile. No entanto, a marca já tinha demonstrado sua admiração pelo país quando escolheu a Escócia para se inspirar na sua coleção de estreia, em 1947. Nesse primeiro desfile, um conjunto de alta-costura foi chamado de “Écosse”.
Essência do desfile
Em um comunicado, Dior descreveu o desfile como um encontro entre o passado e futuro da marca. “Um convite poético onde o passado e o futuro se encontram, celebrando os laços únicos e poderosos forjados desde o início da marca, para o desfile outono-inverno de 1947”, escreveu a maison.
O passado será representado pela ambientação antiga que o jardim renascentista expressa, com estátuas francesas e terraços italianos. Enquanto isso, o futuro será representado pela coleção feminina da diretora criativa italiana Maria Grazia Chiuri e pela coleção masculina romântica do também diretor criativo Kim Jones.
Atualmente, o castelo é residência da Lady Jane Heathcote-Drummond Willoughby, filha e herdeira do 3° conde de Ancaster. Além disso, a baronesa também foi dama de honra na coroação da rainha Elizabeth II.
O último desfile Cruise da Dior ocorreu na Cidade do México em 2023. O evento foi sediado nos salões do Colegio San Ildefonso, local onde surgiu o movimento do muralismo mexicano. O desfile fez uma homenagem à primeira viagem da marca ao país, em 1955, e buscou integrar os artesãos locais na coleção apresentada no ano passado.