Na última quinta-feira (09/03), o Museu Americano de História Natural em Nova York inaugurou sua nova exposição: “Ice Cold: An Exhibition of Hip Hop Jewelry”, com o propósito de expor diversas jóias clássicas de artistas renomados do Hip-Hop estadunidense e honrar seus significados.
A história do uso das jóias no meio do Hip-Hop vem desde o final dos anos 70/ início dos anos 80, no Bronx, bairro periférico de pessoas racializadas em Nova York. Aspirantes a grandes nomes da música, diversos artistas desta cena criaram uma estética única. Procurando mudar sua realidade, os músicos emergentes se inseriram em uma moda revolucionária da burguesia minimalista e majoritariamente branca, onde o ideal era justamente o oposto do minimalismo, optando por roupas largas, estampadas de acordo com a marca, além do esbanjo de dinheiro, mostrando suas pilhas de dólares e grandes e brilhantes jóias.
A cultura da joalheria vem de muito antes. Entre toda a história, seja no antigo Egito, ou durante as Monarquias Europeias, a abundância de jóias automaticamente significava poder aquisitivo e ascensão social. Com isso, o povo dos guetos se agarrou neste conceito procurando uma forma de ganhar destaque em uma sociedade repressiva.
Até hoje, a cultura das jóias no universo do Hip-Hop se mantém intacta. Ter uma jóia feita à medida, por designers renomados é um grande privilégio e quase um sinônimo de importância e poder para os artistas. Com isso, esta exposição veio para homenagear algumas destas peças únicas e grandes nomes da indústria.
Algumas das peças icônicas expostas foram:
A coroa de Slick Rick
Pingente da Barbie de Nicki Minaj
Colar de Jesus de Notorious B.I.G
Pingente BellHop de Tyler, The Creator
Grillz de diamantes amarelos e rubi de Pharrell Williams
Pingente de LEGO do designer Alex Moss para A$AP Rocky
A exposição seguirá até cinco de janeiro de 2025 nos Salões de Gemas e Minerais Allison e Roberto Mignone, no Museu Americano de História Natural. No site do Museu também se pode conferir uma playlist dos artistas que estão tendo seus itens expostos.