Jacquemus aposta em desfile narrativo na Semana de Moda de Paris

Jacquemus leva o público ao mundo de sua infância no desfile de Paris, misturando nostalgia rural, sofisticação e a beleza da simplicidade em cada peça apresentada

30 jun, 2025
Foto destaque: Modelos desfilando para Jacquemus durante a Semana de Moda de Paris (Reprodução/Instagram/@jacquemus)
Foto destaque: Modelos desfilando para Jacquemus durante a Semana de Moda de Paris (Reprodução/Instagram/@jacquemus)
Modelos vestindo nova coleção da Jacquemus

Neste domingo (29), a Jacquemus encerrou a Semana de Moda de Paris com um desfile íntimo no Palácio de Versalhes, na capital francesa. Com narrativas visuais, o designer Simon Porte Jacquemus expressa como foi a sua trajetória, desde a infância até a chegada no mundo da moda com a coleção outono/inverno denominada Le Paysan.

Através dos vestuários e acessórios, a Jacquemus mostra elementos presentes na infância do fundador da grife francesa, além de peças com materiais artesanais. Tudo o que foi mostrado no desfile tem uma história por trás, como, por exemplo: lugar em que Simon Porte passou as férias, o nome do gato, as plantações que tinham na fazenda da família e entre outras informações compartilhadas ao público.

Storytelling rural e fashionista

O desfile inicia com um garoto abrindo o evento como se estivesse adentrando em um novo mundo. Com vestidos volumosos, peças artesanais e elementos rurais, a apresentação mostra looks invertidos com técnica e execução. Apesar de ter peças coloridas, cores neutras eram predominantes nas produções do desfile.


Desfile da Jacquemus na Semana de Moda de Paris (Vídeo: Reprodução/Instagram/@jacquemus)


Os detalhes apresentados pelo francês reforçam a história que ele quer contar: de um garoto simples que morava em uma fazenda familiar. Com esse repertório, ele mostrou sua essência combinando estética artística e sensibilidade à natureza. Ao retratar a vida rural, Jacquemus transmitiu profundidade emocional, onde cada cena parecia carregar um sentimento de nostalgia e pureza.


Jacquemus aposta em desfile narrativo na Semana de Moda de Paris
Detalhes no desfile da Jacquemus (Foto: Reprodução/Instagram/@jacquemus)

O desfile celebra a liberdade e a naturalidade, onde o descontraído é transformado em arte. Os tecidos fluidos e as silhuetas amplas permitem a movimentação presente no trabalho rural e a leveza de uma época nostálgica, mantendo a modernidade com detalhes em pequenas bolas no vestido ou nas tiras da barra da calça.


Jacquemus aposta em desfile narrativo na Semana de Moda de Paris
Modelo no desfile da Jacquemus (Foto: Reprodução/Instagram/@jacquemus)

A moda conta história

O desfile da Jacquemus, assim como o olhar atento de um artista que capta a essência do simples e o transforma em beleza, torna a vida rural um espetáculo de sofisticação e de estilo. Cada peça é uma homenagem à pureza do campo, mas com a visão e a ousadia do presente.

Nesse show, o corpo da modelo não é apenas um manequim de roupas, mas uma tela viva que transmite emoções, memórias e perspectivas.

Mais notícias