A Jean Paul Gaultier anunciou em seu perfil oficial no Instagram nesta quarta-feira (17), que lançará coleção em parceria com o designer transgressor americano Shayne Oliver, co-fundador da marca de streetwear Hood By Air. O estilista se mudou de Nova York, onde a marca era baseada, para Berlim no ano passado e começou a se aventurar em outros campos artísticos com sua nova “mini corporação”, a Shayne Oliver Group.
A colaboração com Oliver
A maison já havia colaborado em coleções cápsula antes, como no projeto Y/Project com Glenn Martens em 2022 e a marca londrina KNWLS. Agora, em parceria com Shayne, serão por volta de 50 peças imaginadas por ele, incluindo calças bumsters, jeans wide leg e objetos carregando logotipo de marcas imaginárias como ‘‘GLTR Sportswear “.
Oliver Shayne, que começou a Hood By Air em 2006, sempre apreciou peças que fossem acessíveis, mas com materiais de qualidade típicos da haute couture. “Eu não queria que a coleção fosse sobre algo sofisticado. Pareceu-me mais orgânico criticar as coisas que considero importantes no guarda-roupa moderno e amplificar isso’’, declarou Shayne em entrevista para o Business of Fashion.
As inspirações de Shayne para esta coleção vem da abordagem feita pela Jean Paul Gaultier no mundo da moda na década de 90, quando a marca transformava peças de alta-costura em roupas mais utilitárias. A coleção cápsula fez sua estreia na Semana de Moda de Berlim em fevereiro deste ano, marcando o mais novo trabalho de Shayne no mundo fashion. A coleção será oficialmente lançada no dia 6 de maio em uma festa em Nova York.
Os novos voos de Shayne
Apesar de não fazer mais designs para a Hood by Air, Oliver Shayne permanece como um dos acionistas da marca. Ele se mudou para a Alemanha para se focar em novos projetos de sua recém-formada “mini corporação”, que conta com uma equipe de dez pessoas. O grupo inclui o Anonymous Club, um estúdio criativo lançado em 2022.
O estilista saiu de Nova York para focar em novos projetos (Foto: reprodução/Vanni Bassetti/Getty Images Embed)
Por enquanto, Shayne está financiando o projeto sozinho, o que lhe ajuda a trabalhar em seu próprio ritmo. Ele planeja fabricar peças na Itália, em Portugal e na China, com ajuda de Zacharri Lobo, ex-integrante da Hood By Air, para cuidar da parte mais comercial, deixando-o se concentrar na parte mais criativa.
O designer também está empreitando no mundo da arte. O Shayne Oliver Group está atualmente trabalhando em uma exibição que durará três meses no Schinkel Pavillon, localizado em Berlim. A exposição se chama “Shopping dos Anônimos”, em tradução livre. As obras irão mostrar as criações feitas por Shayne, assim como a de outros artistas.