Publicado por Met Museum e organizado por Andrew Bolton, o livro anunciado para inspirar os amantes da moda consta com mais de 200 peças que serão as atrações principais do museu deste ano. Depois de trazer confusões quanto ao sentido do tema escolhido para o baile, o livro, com cerca de 494 páginas e 350 ilustrações, oferece novas formas de compreender e experimentar a arte particular de uma roupa através dos sentidos.
Catálogo “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” aberto (Foto: reprodução/The Met Store)
O título da publicação, mesmo tema da exposição de primavera do Costume Institute, tem como inspiração dar a vida a quatro séculos de peças de vestuário e acessórios retirados da coleção permanente do instituto. Alguns dos itens escolhidos para a exibição foram pouco vistos publicamente, pois a ideia é trazer uma experiência totalmente única durante o evento. Para o livro, o fotógrafo Nick Knight registrou imagens marcantes do acervo do Costume Institute e inspirações artísticas da natureza que alinham com o modelo e cores das obras do The Met.
Fala de Andrew Bolton
Andrew Bolton, nascido em 1966, é o curador-chefe do Anna Wintour Costume Center, é responsável pelas exposições mais visitadas do Museu. Em uma entrevista, Bolton ressalta sobre a exposição de Costume Institute dizendo: “a moda é uma das formas artísticas mais emocionais devido à sua conexão com o corpo. Ela é impregnada de memória e emoções, e nos relacionamos muito com ela por meio dos nossos sentidos. Uma coisa que espero que essa exposição ative é a apreciação sensorial da moda”
A coleção do Costume Institute
Quando o assunto é sobre moda, a ala do prédio principal do Metropolitan Museum of Art de Manhattan, o Anna Wintour Costume Center, é ponto principal entre turistas e celebridades. A coleção do Costume Institute possui mais de trinta e três mil objetos, representando sete séculos de vestidos e acessórios do século XV até os dias atuais.
Embed from Getty Images
Exposição The Costume Institute em 2023 (Foto: reprodução/Teyalor Hill/Getty Images Embed)
No museu, por detrás de toda beleza que perdura pelo tempo, há um laboratório de conservação de fantasias de última geração, com instalação de estudo/armazenamento para abrigar os acervos dos The Costume Institute e da Brooklyn Museum Costume Collection; e The Irene Lewisohn Costume Reference Library, uma das principais bibliotecas de moda do mundo.