Com presença marcante, a Misci, marca comandada pelo criativo Airon Martin, apresentou nesta quinta-feira (24), na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo, sua nova coleção intitulada “Tieta”. Inspirada na icônica personagem de Jorge Amado, que marcou a literatura e a TV brasileira nos anos 1980, a coleção propõe uma releitura moderna de resistência, ancestralidade e força feminina.
“Tieta tem muito a ver com a minha história, por isso a família liberou a obra para criarmos esse desfile”, contou Airon Martin, natural de Sinop, no Mato Grosso, para a FFW.
“Tieta é uma personagem muito importante para esse momento que a gente vive. Fala de sociedade, de conservadorismo. Eu assisti ao filme, assisti toda a novela.”
Airon Martin
Na história original, Tieta é expulsa de sua cidade natal no sertão da Bahia e retorna anos depois após alcançar sucesso em São Paulo. A coleção propõe traduzir essa transformação por meio do design contemporâneo, alfaiataria e as manualidades tradicionais brasileiras.
Da passarela ao agreste
O desfile apresenta parcerias com os bordados das artesãs da Casa das Bordadeiras, em Timbaúba dos Batistas, e da Associação Rendeiras de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, em colaboração com o Instituto Riachuelo. Esses elementos acrescentam riqueza cultural e reforçam o diálogo entre o moderno e o ancestral.






Paula Torres contribui com os sapatos urbanos, como botas com canos variados em comprimento, que trazem força e presença. A cartela de cores, assinada pela stylist Renata Corrêa, mistura tons terrosos com vibrantes vermelhos e azuis, acrescentando impacto.
Desfile Misci inspirado em Tieta (Vídeo: reprodução/Instagram/@voguebrasil)
A passarela coberta por areia, representando o agreste baiano, foi palco para a coleção vibrante. Vestidos com estampas de animal print em vermelho e azul dividiram espaço com peças em látex amazônico, material já explorado anteriormente pela marca. Bordados, crochês e estampas do artista plástico Elian Almeida compõem brasilidade.
A alfaiataria e o couro, já característicos do DNA da Misci, continuam presentes, reafirmando a identidade da marca.
Betty e internacionalização
No desfecho do desfile, Betty Faria, que imortalizou a personagem Tieta na televisão, atravessou a passarela ao lado do estilista, vestida com um look de linho azul.
Ao ser questionado sobre o mercado de moda, Airon declarou que é preciso arriscar:
“Quando falo Tieta, não falo de uma mulher só. Falo de uma ideia. Uma mulher progressista que se comunica com todos os extremos.”
Com três lojas em São Paulo (Pinheiros, Jardins e Shopping Cidade Jardim), a Misci está em processo de expansão internacional. Recentemente, assinou contrato com a agência Spread the World, em Paris, com o objetivo de levar a marca para as araras do mundo.