Miu Miu aposta em aventais para o desfile de primavera
A estilista Miuccia Prada escolheu retratar a força do trabalho feminino e a ascensão do estilo de vida das “Trad wive” nas redes sociais;
estampas e babados também ganharam seu lugar na mesa
A estilista, que já é conhecida pela sua narrativa de escolher abordar os temas femininos de forma subversiva e irônica, elegeu a peça como o centro do desfile não por acaso. A italiana visou trazer reflexão sobre a peça, representando a força de trabalho feminino muitas vezes invisibilizada e qual é o papel da mulher na sociedade.
As peças
Miuccia Prada afirmou nos bastidores do desfile que a inspiração para a coleção foi o trabalho de duas fotógrafas, Dorothea Lange e Helga Paris, elas se inspiraram no trabalho feito pelas mulheres entre as décadas de 1920-1930. A estilista ainda disse ter escolhido o avental como uma crítica, representando as barreiras enfrentadas pelas mulheres.
Look Miu Miu primavera/verão 2026 (Foto: Reprodução/Peter White/Getty Imagens Embed)
Nessa coleção o avental aparece de diversas formas, em couro estruturado, bordado, com pedrarias e até rendado.
Vestido/avental rendado Miu Miu primavera/verão 2026 (Foto: Reprodução/Peter White/Getty Imagens Embed)
As estampas e babados dos anos 1950-1960 também ganharam seu lugar na mesa, literalmente, algumas estampas lembram as toalhas de mesa usadas nessa época, e claro, tudo proposital.
Miu Miu primavera/verão 2026 (Foto: Reprodução/Getty Imagens Embed/Peter White)
A ironia de Miuccia Prada
A estilista apresenta a coleção no melhor estilo Miuccia de ser, com muita ironia e crítica social. Os aventais, segundo a própria estilista, representam, para ela, a dificuldade enfrentada pelas mulheres: “Para mim, o avental encapsula a dificuldade das nossas vidas ao longo da história, das fábricas ao lar”.
Porém, outras interpretações também surgiram. Se levarmos em conta o cenário político mundial atual, o conservadorismo tem ganhado espaço e é perceptível nos estilos de conteúdos que vêm sendo criados e que mais chamam a atenção.
O termo “Trad Wife” – em tradução livre, seria algo como “esposa tradicional” – vem sendo muito usado nas redes sociais, e serve para se referir as esposas tradicionais dos anos de 50, mulheres que ficavam em casa cuidando do lar e dos filhos, visuais que permeiam o imaginário popular e colocam a mulher como submissa.
E Miuccia Prada sabe disso, ela transforma o avental, um símbolo de submissão, em um símbolo de empoderamento feminino, fugindo do olhar masculino, que coloca a mulher como símbolo de desejo e a transforma na protagonista da própria narrativa.
