Nicolas Di Felice revoluciona passarelas no penúltimo dia de Alta-Costura

Isadora Murakami Por Isadora Murakami
3 min de leitura
Nova coleção Inverno 2024 produzida por Nicolas di Felice (reprodução: instagram/@nicolas.difelice)

Nicolas Di Felice, diretor criativo da Courrèges desde 2020, revolucionou as passarelas, ao assumir a couture de Jean Paul Gaultier, nesta quarta-feira (26), penúltimo dia da Semana de Alta-Costura Outono/Inverno 2024-2025, que começou nesta segunda-feira (24) e se encerra hoje, 27.

As coleções “Les Touristes Japonaises au Louvre” e “Women Among Women” foram usadas como inspiração para Di Felice. O mesmo alega sua adoração ao trabalho de Jean Paul, conhecendo um mundo queer e diverso nunca apresentado antes aos seus olhos.

“Eu adoro o trabalho de Jean Paul Gaultier há muito tempo, então conhecia muitas peças. Encontrei até imagens da primeira coleção do Jean Paul – ele mesmo nem tem tantas fotos. De repente, eu estava assistindo a um show dos anos 70 que era realmente incrível. E ele fez tanta coisa que foi interessante. Não apenas a alta-costura, mas Junior Gaultier, Soleil, os jeans…”


Nicolas di Felice anunciando sua participação no desfile de Gaultier (Foto: reprodução/Instagram/@nicolas.difelice)

Geometria e tridimensionalidade

Sua nova coleção foi inspirada em criações dos anos 80 e 90 da maison e a música “How to do That” produzida por JPG em 1989. “Fiquei obcecado por uma frase da música: ‘Há um novo jeito, novo jeito, novo jeito.’

As roupas focam na geometria ao invés do maximalismo, com cortes de peças e drapeados de tecido sobre o corpo. Nicolas afirma que com a geometria voltando à alta-costura, um leque de possibilidades é aberto, afim de explorar grandes ideias, como a tridimensionalidade e caimento das roupas sob o corpo.


Peça da coleção de Nicolas (Foto: reprodução/Instagram/@courrege)

Carreira

O estilista ganhou visibilidade em meados de 2008, sendo contratado por Nicolas Ghesquière, na Balenciaga, passou pela Dior de Raf Simons, voltou para Ghesquière e migrou para a Louis Vuitton. Sua trajetória o tornou um designer sênior de moda feminina.

Nicolas chegou em seu cargo final de diretor criativo em 2020 sendo convidado pela Courrèges, reinventando o cenário da marca, com as jaquetas de vinil e os microvestidos, chegando a vestir artistas, por exemplo, a Beyoncé.

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