Nova Moschino resgata humor irônico e se reinventa na moda

A nova coleção da Moschino, sob Adrian Appiolaza, resgata o humor irônico da marca com peças criativas e irreverentes, buscando um equilíbrio entre o lúdico e o sério

3 min de leitura
Foto destaque modelo desfilando na passarela do desfile de moda Moschino durante a Moda Feminina Primavera/Verão 2025 de Milão.

A Semana de Moda de Milão para o Verão de 2025 trouxe uma Moschino de cara nova e sob a nova direção criativa de Adrian Appiolaza. Conhecida por sua irreverência e peças que refletem o humor e a cultura pop, a marca agora busca encontrar um novo equilíbrio entre o lúdico e o sério. Ainda que Jeremy Scott tenha marcado profundamente o DNA recente da grife, Adrian parece mais focado em resgatar a essência do fundador Franco Moschino, especialmente na virada dos anos 80 para os 90, sem abandonar completamente o toque divertido que caracteriza a marca.

Tubino ou não Tubino, eis a questão

A frase estampada em uma das peças do desfile, “Tubino or not Tubino”, faz uma clara alusão à famosa citação de Hamlet, de Shakespeare. No entanto, a desconstrução do clássico vestido tubinho é feita com um toque de ironia e leveza, típicos de Moschino. Este tipo de brincadeira com referências culturais foi bastante comum na época de Franco Moschino, e agora retorna como uma marca registrada sob a nova direção.


Uma modelo desfila durante o desfile da coleção Moschino na Semana de Moda Feminina Primavera/Verão 2025 de Milão, em 19 de setembro de 2024 em Milão. (Foto: reprodução/MARCO BERTORELLO/AFP /Getty Images Embed)


A coleção: Biker Jackets, franjas e pérolas

O uso de biker jackets sobre vestidos volumosos, lençóis transformados em peças de vestuário, além de acessórios inusitados como bolsas em formato de bule ou produtos de limpeza, trazem à tona a característica principal da marca: questionar os padrões do que é considerado “alta moda” com sarcasmo. O uso de pérolas, franjas e maxi camisetas em profusão remete à estética exagerada dos anos 80, mas com uma interpretação contemporânea.


Uma modelo desfila na passarela do desfile de moda Moschino durante a coleção feminina primavera/verão 2025 de Milão. (Foto: reprodução/ Justin Shin/Getty Images Embed)


Uma Moschino que quer ser levada a sério

Apesar do tom leve e das referências bem-humoradas, a coleção também parece indicar que a nova Moschino está em busca de uma imagem mais equilibrada. Adrian Appiolaza consegue inserir doses de ironia, mas sem exagerar, em busca de um amadurecimento estilístico. No geral, a coleção de verão 2025 da Moschino parece não querer arrancar gargalhadas como no passado recente, mas ainda assim preserva a essência lúdica da marca.

Matéria por Alexia Gabriela (Lorena – R7)

Sair da versão mobile