Pitti Uomo e Semana da Moda de Milão abrem temporada masculina internacional

Rayssa Souza Por Rayssa Souza
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Foto destaque: Passarela do desfile da grife Prada durante o Milan Menswear Outono/Inverno 2024-2025 (reprodução/Daniele Venturelli/Getty Images Embed)

A partir da próxima terça-feira (11), a semana de moda masculina para a coleção primavera-verão 2025 será sediada na Itália. Muitos criadores de Londres e Paris marcarão presença no evento que começa em Florença e termina em Milão.

Semana altamente internacional

A temporada de moda masculina da primavera-verão de 2025 será uma semana intensa. O desfile começa na próxima terça-feira (11) em Florença, com a Pitti Uomo, principal feira de moda masculina do mundo, até o dia 14, e termina em Milão com a Fashion Week, ocorrendo dos dias 14 a 18. Criadores de Londres e Paris estarão presentes no evento, como Marine Serre, Pierre-Louis Mascia, Paul Smith, Martine Rose e Dunhill.


Marine Serre na passarela durante o desfile de moda feminina outono/inverno 2024-2025 (foto: reprodução/Stephane Cardinale – Corbis/Getty Images Embed)


O salão principal onde ocorrerá o desfile estima a presença de 800 expositores, sendo 43% estrangeiros, e também variados eventos e projetos internacionais para semana de moda. Um desses projetos será o China Wave, iniciativa organizada em conjunto com a Associação Nacional de Vestuário da China, a qual expõe o melhor da moda masculina chinesa contemporânea. Além disso, o China Wave conta com sete a oito marcas, como Valleyouth, KB Hong by K-Boxing, Raxxy, JDV, Fenggy, Blackhead e Keyone by Hattershub.

Com o retorno da seção S Style, jovens estilistas internacionais ganharão destaque. Esta seção reúne dez marcas ecorresponsáveis de vanguarda e promissoras, como Buzigahill, do Uganda, Caoimhe Dowling, da Dinamarca e Irlanda, Denzilpatrick, do Reino Unido, Guido Vera, do Chile, Permu, da China, Unsung Weavers, da Grécia e as marcas italianas Domenico Orefice, Florania, Via Piave 33 e Tolo. 

É importante citar que grifes, como Blanco, Hartford e Eden Park darão espaço para uma nova geração de marcas, como a Ouest Paris, do estilista Arthur Robert, e a Valette Studio, do estilista Pierre-François Valette.


Apresentação da Ouest Paris Menswear Primavera-Verão 2023 e apresentação do Valette Studio Menswear Outono-Inverno 2022-2023 (foto: reprodução/Laurent Viteur/Kristy Sparow/Getty Images Embed)


Outras iniciativas também farão parte da semana de moda, como o J Quality Factory Brand Project, que mostrará as belezas do artesanato japonês, e o Scandinavian Manifesto, organizado juntamente com a Feira Internacional de Moda de Copenhagen. Além disso, a Promas, gabinete francês de promoção do vestuário masculino, continuará em parceria com a DEFI, apresentando 33 marcas francesas na Forteleza de Basso, local mais forte do salão principal.

Destaque aos franceses e britânicos

Na coleção primavera-verão 2025, a Pitti Uomo deu um grande destaque para o design francês, uma vez que tem como convidados de honra Marine Serre, cujo desfile será na noite de quarta-feira (12), e o ilustrador Pierre-Louis Mascia, que fará seu primeiro desfile na quinta-feira (13). Para a abertura do salão principal, Paul Smith será o responsável por uma apresentação imperdível na terça-feira (11).

A influência britânica na Pitti Uomo começa com a estilista Martine Rose, um dos novos nomes mais admiráveis da moda masculina. Ela se juntará, pela primeira vez, ao desfile da Milano Moda Uomo, no domingo (16), logo após a histórica grife Dunhill. Ambas estarão ao lado da JW Anderson, marca inglesa de renome. Além desses nomes, JordanLuca, marca londrina em ascensão, e David Koma, marca georgina com presença regular nas passarelas, estarão presentes em Milão.


David Koma participa da festa “Forces For Change” de 2023 da British Vogue (foto: reprodução/Kate Green/Getty Images Embed)


Diferente da temporada passada, que possuiu 22 desfiles, a Milano Fashion Week contará com 20 desfiles físicos, incluindo um duplo de Giorgio Armani, apresentações e eventos. Além disso, quatro desfiles digitais também foram realizados, sendo um deles o primeiro da marca chinesa Valleyouth.

Os únicos nomes que ainda persistem nas passarelas masculinas são Prada, Dolce & Gabbana, Gucci, Fendi, Dsquared2, Zegna e Moschino, que apresentará a primeira coleção masculina do seu novo diretor Adrian Appiolaza. Neil Barrett, Magliano e MSGM são nomes de destaque para as passarelas. Este último, marca de Massimo Giorgetti, fará um desfile misto que pode ser um dos pontos altos da semana de moda.


Massimo Giorgetti na passarela durante o desfile MSGM Ready to Wear Primavera/Verão 2024 (foto: reprodução/Victor Virgile/Getty Images Embed)


Porém, apesar de vários nomes incluídos para a programação da semana de desfiles de Milão, seis marcas não estarão presentes, como Stone Island, Federico Cina, Andersson Bell, Pronounce, K-way e Philipp Plein.

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