SPFW transforma vitrines do Ritz em linha do tempo da moda brasileira
Celebrando suas três décadas de história, o São Paulo Fashion Week abre as comemorações com projeto especial, que promete transformar as vitrines em verdadeiras cápsulas do tempo. Intitulado ‘Vitrines SPFW 30’, a iniciativa ganha vida na fachada do restaurante Ritz, na Alameda Franca, e está em exposição desde o último dia 30. Contando a história […]
Celebrando suas três décadas de história, o São Paulo Fashion Week abre as comemorações com projeto especial, que promete transformar as vitrines em verdadeiras cápsulas do tempo. Intitulado ‘Vitrines SPFW 30’, a iniciativa ganha vida na fachada do restaurante Ritz, na Alameda Franca, e está em exposição desde o último dia 30.
Contando a história
Até novembro, serão exibidos modelos emblemáticos da trajetória da moda brasileira, homenageando artistas e marcas que estão na história do evento. Toda quarta-feira, as vitrines serão atualizadas e, a cada semana, um visual marcante de um estilista ou grife histórica do evento será exibido junto a vídeos do desfile original, transmitidos em looping.
O pontapé inicial foi dado homenageando dois importantes nomes da moda brasileira contemporânea: Alexandre Herchcovitch e João Pimenta. Confira os destaques das próximas semanas:
- 6 de agosto: Aluf e Apartamento 03
- 13 de agosto: Meninos Rei e Dario Mittmann
Alexandre Herchcovitch no SPFW 2022 (Foto: reprodução/FOTOSITE/Gamma-Rapho/Getty Images Embed)
Ritz e a moda
Desde os anos 90 inserido nessa narrativa, o Ritz já se tornou personagem da história do SPFW. Durante décadas, diversos nomes ligados à moda utilizaram o restaurante como ponto de encontro, fazendo com que ele se tornasse parte da moda brasileira. Por isso, foi escolhido como o espaço a receber o projeto especial de 30 anos.
Segundo Paulo Borges, idealizador do evento, a proposta é fazer do espaço uma extensão da passarela. Para ele, as vitrines funcionam como um convite à memória afetiva do público, celebrando não apenas as roupas, mas também os sonhos, narrativas e transformações culturais promovidas por cada desfile. Ele afirma ainda que o Ritz foi escolhido por ser parte essencial da história do SPFW, um lugar onde a moda sempre esteve presente.
Desfile SPFW 2024 (Foto: reprodução/Mauricio Santana/Getty Images Embed)
As celebrações pelos 30 anos do São Paulo Fashion Week tem início no Ritz, mas não param por aí. Até outubro, quando acontece a edição comemorativa do evento, as vitrines seguirão atualizadas semanalmente, reforçando o compromisso do SPFW com a memória e a renovação da moda nacional. Mais do que revisitar o passado, o projeto celebra as transformações culturais que ajudaram a consolidar a moda brasileira como expressão artística, social e criativa no cenário global.
